Websites | Serviços | Webmail | Ferramentas | Área reservada

ATENÇÃO

Comunicamos que esta página da revista não se encontra atualizada.

Decorrente da transição da Revista de Enfermagem Referência para a plataforma OJS (Open Journal Systems) a submissão de artigos, desde o dia 01 de janeiro de 2023, será realizada exclusivamente através da seguinte página: https://revistas.rcaap.pt/referencia, onde poderá encontrar todas as políticas editoriais, e ainda as instruções aos autores e os respetivos templates para processo de submissão.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Título:  Classificação das ciências, visibilidade dos diferentes domínios científicos e impacto no desenvolvimento científico
Autores:  Aida Maria de Oliveira Cruz Mendes*
Orientadores: 
Recebido para publicação:  2016-06-14
Aceite para publicação:  2016-07-26
Secção:  ARTIGOS DE REVISÃO / REVIEW PAPERS ARTIGOS_TEÓRICOS-ENSAIOS / THEORETICAL PAPERS/ESSAYS
Ano:  2016
DOI:  http://dx.doi.org/10.12707/RIV16049
Facebook Twitter LinkedIn

Resumo
Enquadramento: A classificação das ciências é um instrumento de trabalho muito importante para os processos de organização, avaliação e financiamento das atividades de investigação e desenvolvimento. Com estas classificações é possível obter dados para apoio a tomadas de decisão estratégicas sobre políticas de financiamento, considerando critérios de produtividade, de equidade no acesso e de relação entre o investimento e os resultados produzidos. Os sistemas de classificação das ciências têm evoluído com o tempo acompanhando o próprio trajeto de individualização de um determinado ramo do conhecimento científico e a sua capacidade para se fazer reconhecido pela comunidade científica e social, dependendo tanto de critérios epistemológicos quanto culturais e políticos.
Objetivo e Principais tópicos em análise: Reflexão sobre a classificação das ciências em Portugal e sugestão de alternativas baseadas noutras experiências a nível mundial.
Conclusão: Sendo este um sistema que se autorreforça, em que mais poder e visibilidade gera mais recursos e maior visibilidade, é fundamental que a enfermagem veja reconhecido o seu lugar como área científica para que possa desenvolver cabalmente o seu mandato social.

Palavras-chave
enfermagem; classificação; financiamento; avaliação
Academy of Finland. (2106). Research field classification. Retrieved from http://www.aka.fi/en/funding/how-to-apply/application-guidelines/research-field-classification/
Australian Bureau of Statistics. (2008). Australian and New Zealand standard research classification (ANZSRC), 2008. Retrieved from http://www.abs.gov.au/ausstats/abs@.nsf/0/6BB427AB9696C225CA2574180004463E
European Science Foundation. (2011). Health research classification systems: Current approaches and future recommendations. Retrieved from http://www.esf.org/fileadmin/Public_documents/Publications/spb43_Health_Research_Classification.pdf
Erdmann, A. L., & Pagliuca, L. M. (2013). O conhecimento em enfermagem: Da representação de área ao Comitê Assessor de Enfermagem no CNPq. Revista Brasileira de Enfermagem, 66(Esp.), 51-59. doi: 10.1590/S0034-71672013000700007
Fundação para a Ciência e Tecnologia. (2012). Domínios científicos e áreas científicas. Retrieved from https://www.fct.pt/apoios/projectos/concursos/2012/docs/Dominios_e_Areas_Cientificas_C2012.pdf
Oliveira, D. C., Ramos, F. R., Barros, A. L., & Nóbrega, M. M. (2013). Classificação das áreas de conhecimento do CNPq e o campo da Enfermagem: Possibilidades e limites. Revista Brasileira de Enfermagem, 66(Esp.), 60-65. doi: 10.1590/S0034-71672013000700008
Organisation for Economic Co-operation and Development, Directorate for Science, Technology and Industry, Committee for Scientific and Technological Policy (2007). Revised field of science and technology (FOS) classification in the Frascati manual. Retrieved from http://unstats.un.org/unsd/EconStatKB/KnowledgebaseArticle10269.aspx
The National Academies of Sciences, Engineering, and Medicine. (2006). Taxonomy list with sub-fields. Retrieved from http://sites.nationalacademies.org/PGA/Resdoc/PGA_044522
Science citation index expanded –nursing: Journal list. (2012). Retrieved from http://ramsar.mubabol.ac.ir/PDF/NursingJournals.pdf
United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. (1979). Records of the General Conference: Twentieth session (Vol. 1). Retrieved from http://unesdoc.unesco.org/images/0011/001140/114032E.pdf
United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization, Institut of Statistics. (2013). International Standard Classification of Education: Fields of education and training 2013: Consultation draft. Retrieved from http://www.uis.unesco.org/Education/Documents/isced-fos-consultation-draft-2013-en.pdf
UK Clinical Research Collaboration. (2009). Health research classification system. Retrieved from http://www.ukcrc.org/research-coordination/health-research-classification-system/
World Health Organization, Department of Human Resources for Health. (2009). Global standards for the initial education of professional nurses and midwives. Retrieved from http://www.who.int/hrh/nursing_midwifery/hrh_global_standards_education.pdf
Texto integral
Total: 0 registo(s)
15 Rev. Enf. Ref_ RIV16049AT ING.pdf
15 Rev. Enf. Ref_ RIV16049AT.pdf


[ Detalhes da edição ]