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Título:  Perceções dos estudantes de enfermagem sobre os processos formativos em contexto de ensino clínico
Autores:  Carmen Maria dos Santos Lopes Monteiro da Cunha*; Ana Paula Morais de Carvalho Macedo**;
Isabel Flávia Gonçalves Fernandes Ferreira Vieira***
Orientadores: 
Recebido para publicação:  2016-10-10
Aceite para publicação:  2017-01-13
Secção:  ARTIGO DE INVESTIGAÇÃO (ORIGINAL)/RESEARCH PAPER (ORIGINAL)
Ano:  2017
DOI:  https://doi.org/10.12707/RIV16072
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Resumo
Enquadramento: O presente texto situa-se no campo da supervisão em enfermagem e apresenta um estudo de cariz qualitativo e quantitativo, desenvolvido numa escola superior de enfermagem.
Objetivos: Descrever representações e vivências da atividade profissional dos estudantes e supervisores em contexto de ensino clínico; analisar a articulação escola-hospital no processo de formação em contexto de ensino clínico; dis¬cutir a função da supervisão em enfermagem como articuladora organizacional; inferir princípios constitutivos da qualidade da formação inicial de enfermeiros, com incidência na atividade em contexto profissional e na supervisão.
Metodologia: Os dados foram recolhidos através de um questionário a 92 estudantes em ensino clínico (2º ano) e entrevistas semiestruturadas a um grupo de 5 estudantes e 2 supervisoras.
Resultados: Apontam-se algumas potencialidades e fragilidades dos processos formativos, relacionadas com o papel da supervisão e a articulação da teoria com a prática, na construção do conhecimento na ação profissional.
Conclusão: Evidencia-se a necessidade de reforçar as relações interinstitucionais e promover modalidades de super¬visão de orientação reflexiva e dialógica.


Palavras-chave
enfermagem; estudantes; estágio clínico; supervisão
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