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Título:  Validação para a população portuguesa da Escala de Observação de Competências Precoces na Alimentação Oral
Autores:  Maria Alice dos Santos Curado*; Joâo P. Maroco**; Thereza Vasconcellos***; Lígia Marques Gouveia****; Suzanne Thoyre*****
Orientadores: 
Recebido para publicação:  2016-10-06
Aceite para publicação:  2017-01-06
Secção:  ARTIGO DE INVESTIGAÇÃO (ORIGINAL)/RESEARCH PAPER (ORIGINAL)
Ano:  2017
DOI:  https://doi.org/10.12707/RIV16070
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Resumo
Enquadramento: A introdução da alimentação oral (mama/tetina) no recém-nascido (RN) pré-termo baseia-se no peso, idade gestacional,
estabilidade fisiológica e estado de saúde. É evidente que a avaliação através destes pressupostos tem sido uma mais-valia, porém nem sempre responde às necessidades individuais do RN. Existem instrumentos que permitem avaliar o momento adequado para o início da alimentação bem como o desempenho da criança durante o processo.
Objetivos: Fazer a adaptação cultural e a avaliação das qualidades psicométrica da Early Feeding Skills Assessment Scale, versão modificada
(EFS-VM).
Metodologia: Estudo quantitativo, numa amostra de 698 RN, idade gestacional ≥24 e <37. A validade fatorial do modelo e a fiabilidade foi avaliada com uma análise fatorial confirmatória e o alfa de Cronbach.
Resultados: A EFS-VM apresentou uma adequada validade fatorial, ([χ2(186)=913,206; p<0,001; n=698; χ2/df=4,91; CFI=0,903; TLI=0,890; RMSEA=0,075; P[rmsea≤0,05]<0,001).
Conclusão: EFS-VM é um instrumento sensível, válido e fiável para observar as competências precoces do RN durante o processo de alimentação, facilitao ajustamento do plano de cuidados e permite desenvolver intervenções em parceria com as famílias.

Palavras-chave
estudos de validação; recém-nascido; aleitamento materno; alimentação artificial
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