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Ocorrências de «paralisia»
Total: 4 registo(s)
2092
[Artigo] Avaliação da Dor nas Crianças com Deficiência e Limitações da Comunicação Verbal: Estudo da praticabilidade da escala Douleur Enfant San Salvadour (DESS)
A avaliação da dor em crianças com deficiência cognitiva e limitações da comunicação verbal é particularmente difícil, tornando-se necessário o estudo de instrumentos específicos para essa avaliação. Um critério a considerar na selecção de uma escala de avaliação de dor é a sua praticabilidade. Assim, este trabalho teve em vista avaliar a praticabilidade da escala Douleur Enfant San Salvadour (DESS) no contexto hospitalar, com base no tempo e no grau de dificuldade de preenchimento. Foram realizadas oitenta e duas avaliações de dor em seis crianças, com idades entre os seis meses e os dezasseis anos. Cinco destas crianças apresentavam paralisia cerebral. As avaliações foram efectuadas por quarenta e um enfermeiros dos serviços de Medicina e Cirurgia do Hospital Pediátrico de Coimbra (HPC). Após a utilização da escala DESS, os enfermeiros preencheram uma ficha de registo na qual indicavam o tempo e grau de dificuldade. O tempo de preenchimento da escala foi inferior a cinco minutos e a mesma foi considerada pouco difícil de preencher, o que sugere a praticabilidade da escala DESS. Este estudo permitiu ainda identificar que quanto mais elevado o tempo de exercício e a categoria profissional do enfermeiro menor é o grau de dificuldade no preenchimento da grelha de avaliação.

2033
[Fichas Técnicas] Alterações Respiratórias no Doente com Traumatismo Vertebro-Medular (Fase Aguda): Intervenções de Enfermagem
Uma lesão traumática vertebro-medular afecta imediatamente duas estruturas fisiológicas fundamentais no processo respiratório: a ventilação/difusão pulmonar e a circulação sanguínea. A ventilação/difusão, devido à diminuição ou paralisia de um número significativo de músculos respiratórios, e a perfusão, devido a estase venosa periférica acentuada, em consequência da inibição da acção vasoconstritora do sistema nervoso simpático. Se estas alterações não forem rapidamente corrigidas ou compensadas a situação clínica do doente pode evoluir para um quadro sucessivo de: hipoventilação alveolar => hipóxia => hipoxémia => acidose respiratória => acidose metabólica. Neste contexto, deparamos com dois problemas preocupantes. Por um lado, a vida do doente ameaçada, por outro, o risco do agravamento da lesão medular e a consequente extensão das incapacidades/deficiência. Actuar precocemente, através de acções que visem restabelecer ou compensar os défices da função respiratória (ventilação, difusão e perfusão), deverá ser uma prioridade nos cuidados de enfermagem a prestar a estes doentes. Se actuarmos nesse sentido, não só estamos a prevenir a insuficiência respiratória como também, a preservar as funções neurológicas não afectadas e a impedir que as lesões se agravem.

2450
[Artigo de Investigação] Perceção do adolescente com paralisia cerebral acerca da qualidade da vinculação
Enquadramento: A paralisia cerebral é uma síndrome que afeta o adolescente e família podendo alterar padrões de relacionamento e a perceção sobre a vinculação com pais e amigos. Objetivos: Identificar as diferenças na perceção da qualidade da vinculação de adolescentes, com e sem paralisia cerebral, aos pais e amigos, relacionadas com a deficiência. Metodologia: Estudo descritivo/correlacional, com uma amostra aleatória constituída por 66 adolescentes do norte de Portugal (33 saudáveis a estudar numa escola publica e 33 com paralisia cerebral a frequentar um Centro de Paralisia Cerebral) com capacidades intelectuais compatíveis com a compreensão dos instrumentos de recolha de dados. Na colheita de dados utilizamos o Inventory of Parents and Peer Attachement. Resultados: Mostram que não existem diferenças estatisticamente significativas entre os grupos na vinculação global. A única diferença estatisticamente significativa verificou-se na dimensão alienação, referente aos amigos. Os scores nas dimensões confiança e comunicação são elevados e na alienação, baixos, concluindo-se que os adolescentes dos dois grupos percecionam a sua vinculação como de alta segurança. Conclusão: Estes resultados poderão ser relevantes no planeamento das intervenções de enfermagem, junto dos adolescentes com paralisia cerebral, porquanto permitem um melhor conhecimento das características do seu desenvolvimento psicoafetivo.

2620
[ARTIGO DE INVESTIGAÇÃO (ORIGINAL)/RESEARCH PAPER (ORIGINAL)] A Alimentação da criança com paralisia cerebral: dificuldades dos pais
Enquadramento: O estado nutricional das crianças com paralisia cerebral (PC) é uma problemática onde o enfermeiro tem uma enorme responsabilidade com as crianças e pais. Objetivos: Conhecer o peso, altura e índice de massa corporal das crianças com PC; Conhecer a perceção dos pais relativamente ao estado nutricional do seu filho com PC; Identificar as dificuldades dos pais na alimentação da criança; Conhecer a relação entre a funcionalidade da família e o peso da criança. Metodologia: Estudo misto. Amostra de 104 crianças e seu pai ou mãe (104). Aplicação do Questionário de Avaliação Antropométrica e Questionário aos pais. esultados: Cerca de 45% das crianças encontrava-se no percentil <5. A maioria dos pais tinha a perceção do défice estaturo- -ponderal do seu filho. As dificuldades centram-se na perda de alimento pela boca, engasgamento e vómitos frequentes. Conclusão: Há uma elevada percentagem de crianças com PC com défice estaturo-ponderal. Os pais têm a perceção desta problemática, enumerando dificuldades na alimentação dos seus filhos. As famílias de crianças com défice estaturo-ponderal são as famílias mais disfuncionais.

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