Websites | Serviços | Webmail | Ferramentas | Área reservada

ATENÇÃO

Comunicamos que esta página da revista não se encontra atualizada.

Decorrente da transição da Revista de Enfermagem Referência para a plataforma OJS (Open Journal Systems) a submissão de artigos, desde o dia 01 de janeiro de 2023, será realizada exclusivamente através da seguinte página: https://revistas.rcaap.pt/referencia, onde poderá encontrar todas as políticas editoriais, e ainda as instruções aos autores e os respetivos templates para processo de submissão.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Título:  Competências relacionais dos estudantes de enfermagem: Follow-up de programa de intervenção
Autores:  Rosa Cristina Correia Lopes*; Zaida de Aguiar Sá Azeredo**; Rogério Manuel Clemente Rodrigues***
Orientadores: 
Recebido para publicação:  2012-04-12
Aceite para publicação:  2013-01-31
Secção:  Artigo de Investigação
Ano:  2013
DOI:  10.12707/RIII1253
Facebook Twitter LinkedIn

Resumo
O desenvolvimento de competências pessoais e sociais torna-se facilitador ou mesmo imprescindível para que o enfermeiro demonstre competências relacionais e de ajuda na sua actividade diária.
Este estudo, de natureza quasi-experimental, objetivou avaliar a validade do programa de desenvolvimento de competências sociais designado Cuidar-se para Saber Cuidar e as suas implicações no desenvolvimento de competências relacionais de ajuda e de comunicação interpessoal nos estudantes de enfermagem, num follow-up de seis meses.
A amostra aleatória totalizou 104 estudantes do 2º ano, 3º semestre do Curso de Licenciatura em Enfermagem, constituindo o grupo de controlo (42 estudantes) e o grupo experimental (62 estudantes). Recolha de dados através de: Questionário Sociodemográfico; Escala de Alexitimia de Toronto; Escala de Assertividade de Rathus; Inventário Clínico de Autoconceito; Inventário de Competências Relacionais e de Ajuda; e Escala de Avaliação da Comunicação Interpessoal.
Os resultados evidenciam que o impacto do Programa se fez notar no autoconceito, na assertividade, na alexitimia, nas competências relacionais de ajuda e na comunicação interpessoal.
Concluiu-se que o Programa possui validade, consistência e utilidade no desenvolvimento e na aprendizagem de competências pessoais, sociais e profissionais dos estudantes de enfermagem, com implicações positivas no desenvolvimento de competências relacionais de ajuda e de comunicação interpessoal.

Palavras-chave
estudantes de enfermagem; competência clínica; educação baseada em competências.
AGOSTINHO, L. (2008) - Competência emocional em enfermeiros: um estudo em hospitais públicos. Aveiro : Universidade Aveiro. Dissertação de mestrado.
ARAÚJO, B. ; GOMES, L. (2010) - Factores preditivos no desenvolvimento de competências relacionais de ajuda em estudantes de enfermagem. In ABSTRACTS DO VII CONGRESO IBEROAMERICANO DE PSICOLOGÍA.
BEKKER, M. [et al.] (2008) - Predicting individual differences in autonomy-connectedness: the role of body awareness, alexithymia and assertiveness. Journal of Clinical Psychology. Vol. 64, nº 6, p. 747-765.
CABALLO, V. (2009) - Manual de evaluación e entrenamiento de las habilidades sociales. 8ª ed. Madrid : Siglo XXI de España Editores.
CHRISTOPHER, G. ; MCMURRAN, M. (2009) - Alexithymia, empathic concern, goal management, and social problem solving in adult male prisoners. Psychology, Crime e Law. Vol. 15, nº 8, p. 697-709.
DEL PRETTE, A. ; DEL PRETTE, Z. (2011) - Habilidades sociais: intervenções efetivas em grupo. São Paulo : Editora Casa do Psicólogo.
DETRY, B. ; CASTRO, M. (1996) - A escala de assertividade de Rathus: versão Portuguesa. In ALMEIDA, L. [et al.] - Avaliação psicológica: formas e contextos. Braga : APPORT. Vol. 4.
DIAS, J. ; SILVA, M. (2011) - Vulnerabilidade ao stress no ensino superior. Revista de Enfermagem Referência. Série 3, Suplemento, vol. 2, p. 340.
EDWARDS, D. [et al.] (2010) - A longitudinal study of stress and self-esteem in student nurses. Nurse Education Today. Vol. 30, nº 1, p. 78–84.
EDWARDS, N. ; PETERSON, W. ; DAVIES, B. (2006) - Evaluation of a multiple component intervention to support the implementation of a ‘Therapeutic Relationships’ best practice guideline on nurses’ communication skills. Patient Education and Counselling. Vol. 63, nº 1, p. 3-11.
FERREIRA, M. ; TAVARES, J. ; DUARTE, J. (2006) - Competências relacionais de ajuda nos Estudantes de Enfermagem. Referência. Série 2, nº 2, p. 51-62.
FUENTES, M. [et al.] (2011) - Self-concept and psychosocial adjustment in adolescence. Psicothema. Vol. 23, nº 1, p. 7-12.
LIN, Y. [et al.] (2004) - Evaluation of an assertiveness training program on nursing and medical students’ assertiveness, selfesteem, and interpersonal communication satisfaction. Nurse Education Today. Vol. 24, nº 8, p. 656–665.
LOPES, R. ; AZEREDO, Z. ; RODRIGUES, R. (2010) - Interpersonal Communication Assessment Scale (ICAS): preliminary study of the Portuguese version in nursing students context. In ABSTRACTS OF INTERNATIONAL CONFERENCE ON COMMUNICATION IN HEALTHCARE.
MARSH, H. [et al.] (2009) - Classical latent profile analysis of academic self-concept dimensions: synergy of person- and variable-centered approaches to theoretical models of selfconcept. Structural Equation Modeling: A Multidisciplinary Journal. Vol. 16, nº 2, p. 191-225.
MELO, R. (2005) - Auto-conceito e desenvolvimento de competências relacionais de ajuda: estudo com estudantes de enfermagem. Revista de Enfermagem referência. Série 2, nº 1, p. 63-71.
PARKER, P. ; MARTIN, A. ; MARSH, H. (2008) - Factors predicting life satisfaction: a process model of personality, multidimensional self-concept, and life satisfaction. Australian Journal of Guidance e Counselling. Vol. 18, nº 1, p. 15-29.
PHANEUF, M. (2005) - Comunicação, entrevista, relação de ajuda e validação. Loures : Lusociência.
VAZ-SERRA, A. (1986) - O inventário clínico de auto-conceito. Psiquiatria clínica. Vol. 7, nº 2, p. 67-84.
VERÍSSIMO, R. (2001) - V ersão portuguesa da Escala de Alexitimia de Toronto de 20-itens – I: Adaptação linguística, validação semântica e estudo de fiabilidade. Acta Médica Portuguesa. Vol. 14,nº 5-6, p. 529-536.
Texto integral
Total: 3 registo(s)
Artigo em PDF
Página 1 de 1


[ Detalhes da edição ]