Título: Educação em Enfermagem Locais de venda: sem edição prevista SinopseO ensino de cuidados de enfermagem, hoje, não pode constituir somente uma redação de objetivos em termos comportamentais, a transmissão de informação, prescrever as leituras a fazer e controlar os resultados. Pretendemos, tão somente, partilhar com a comunidade as nossas angústias, dilemas e reflexões que se concretizam nas três partes constituintes deste livro. Uma primeira parte da qual a Professora Ana Albuquerque reflete acerca dos processos de ensino e aplicação da “Filosofia e Modelos de Enfermagem”, aspetos que se revestem de grande interesse e actualidade. Na segunda parte deste livro, a Professora Lígia Catarino convida-nos a percorrer com ela, numa postura de crítica reflexiva, os meandros da educação em enfermagem no que respeita às competências do professor e sua relação com um ensino reflexivo. A terceira e última parte do livro procura mostrar como a atitude reflexiva do professor pode conduzir à produção de conhecimento no âmbito das conceções de cuidados de enfermagem, através de um estudo exploratório-descritivo acerca das conceções de cuidados de professores de enfermagem e de que modo estes elementos podem influenciar/direcionar a aprendizagem dos estudantes. Este livro traz-nos algumas conclusões firmes mas pretende fundamentalmente alargar o debate acerca dos problemas da educação em enfermagem, gerar ideias e contribuir para uma saudável, aberta e colaborativa discussão que gostaríamos que prosseguisse. |
Texto revisto de acordo com o novo Acordo Ortográfico