Sinopse "Enfermagem em Ortotraumatologia"
alt    

Título: Enfermagem em Ortotraumatologia
Coordenadores de Edição: Arménio Guardado Cruz, Luís Miguel Nunes de Oliveira; Virgílio Cruz Conceição
Autor(es): Adélio Tinoco; Afonso Duarte Rodrigues; Andreia Sousa; António José Pinto de Morais; Carlos Manuel de Sousa Albuquerque; Celestino Parente; Diana Santos; Diogo Brandão; Esmeralda Rocha; Fernanda Morais; Fernando Conceição; Fernando Venda; Joaquim Caneira; Ilda Justino; Jorge Gomes; Luís Chainça; Luís Melo Silva; Mayra Cristina; Maria do Céu Lourenço Sá; Mª Helena da Encarnação Moreira; Mª do Rosário Carreiró e Sá; Miguel Ângelo; Ofélia Rebelo; Paula Mª da Conceição Pires; Paulo Neves Simões; Rosa Mª Lopes Martins, Rosa Maria Ramos Beja; Rui Miguel Cabral; Teresa Almeida; Virgílio Cruz Conceição
Língua: Português
ISBN: 978-989-8269-01-0
Editora: Formasau, Formação e Saúde Lda.
Edição: 2.ª
Data de publicação: Dezembro 2009
Preço: 18,00 euros
N.º Páginas: 326

Locais de venda: Sinais Vitais; Bertrand; internet (Wook)

Nota Editorial

Os problemas de saúde provenientes de alterações a nível do sistema locomotor, seja de causa traumática ou não traumática, têm vindo a aumentar nos últimos anos. Para acompanhar esta situação têm sido desenvolvidos novos métodos de diagnóstico e tratamento que têm contribuído para reduzir os riscos de intervenção cirúrgica e outras intervenções mais conservadoras, diminuindo os tempos de internamento e de imobilização, permitindo níveis de cuidados mais eficazes e de melhor qualidade.

Esta situação exige dos profissionais de saúde uma atualização de conhecimentos contínua e permanente, pois só assim poderão prestar melhores cuidados, prevenir, manter e aumentar a capacidade funcional das pessoas e famílias, contribuindo para uma melhor qualidade de vida.

Este livro é constituído por uma coletânea de textos de diversos autores a nível nacional, provenientes de vários serviços de ortopedia e traumatologia, com experiências diversas e porventura alguns dos melhores especialistas de enfermagem nesta área clínica.

Pretende-se analisar e refletir, embora duma forma sintética e global, sobre alguns dos métodos de avaliação mais usados, sobre alguns dos problemas mais comuns das pessoas que recorrem aos nossos serviços de ortopedia e traumatologia, sejam eles a nível hospitalar ou a nível comunitário, e as principais intervenções de enfermagem para minimizar os referidos problemas. Esta publicação, sem substituir a consulta de outras obras, apresenta uma estrutura e organização, com capítulos independentes, mas interrelacionados entre si, ilustrado com imagens e quadros, permitindo aos profissionais de saúde, nomeadamente, aos enfermeiros, aos estudantes de enfermagem e docentes que se interessam por esta área, relembrar, adquirir, aumentar e completar os seus conhecimentos técnico-cientificos.

Terminamos esta nota, agradecendo a participação e colaboração dos diversos enfermeiros que permitiram a concretização deste projeto.

Os Coordenadores de Edição


Texto revisto de acordo com o novo Acordo Ortográfico