Sinopse "Sentimentos e Significados no Consentimento Informado"
alt    

Título: Sentimentos e Significados no consentimento informado
Autor(es): Manuel Augusto Duarte Mariz
Língua: Português
ISBN: 972-8485-51-1
Editora: Formasau, Formação e saúde Lda.
Edição: 1.ª
Data de publicação: 2005
Preço: 11,00 euros
N.º Páginas: 130

Locais de venda: Sinais Vitais; internet (www.bulhosa.pt - Bulhosa Books & Living)

Sinopse


"…penso que estamos perante um livro que pode servir como manual de estudo para os estudantes da formação inicial, mas também de grande utilidade a qualquer profissional de saúde que queira refletir sobre este assunto.

…O trabalho do Manuel Mariz coloca como protagonistas principais as pessoas que são utentes dos cuidados de saúde. Porque é que isto é um mérito? Bem, porque recoloca o problema na sua formulação adequada, mas também porque dá voz àqueles que devendo ser os que mais a deviam ter, são os que menos espaço, àqueles que sofrem na pele o resultado das decisões que em nome deles foram tomadas.

Assim, é curioso verificar que, de fato, os utentes entendem o consentimento informado como um processo e não como um momento. Neste processo sobressaem variáveis como, espaço de liberdade e de segurança, se houver a preocupação por parte dos profissionais em criar um contexto relacional que o propicie. Neste contexto relacional os utentes sentem-se de tal forma protegidos que o ato formal do consentimento informado, normalmente traduzido na assinatura de um documento, não passa de um ato irrelevante, até talvez dispensável, dado que o grau de confiança se atingiu. Este contexto relacional de que falo tem a dimensão da cultura de um serviço, envolvendo todos os seus profissionais em objetivos partilhados e onde o bem-estar do utente ocupa a centralidade das preocupações."

In Prefácio


Texto revisto de acordo com o novo Acordo Ortográfico