Acesso à Escola

Face à incerteza em relação ao futuro, com as sociedades cada vez mais globalizadas e complexas, o progresso assenta, primordialmente, na qualificação dos seus cidadãos.

É neste contexto que a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra se afirma como uma instituição de qualidade no Ensino, na Investigação e na Inovação em cuidados de saúde e de Enfermagem, competitiva e reconhecida como de excelência junto de agências de referência nacional e internacional.

É constituída por uma comunidade educativa comprometida com a formação humanista, científica, técnica e cultural de profissionais socialmente reconhecidos, com a promoção de investigação acreditada, a difusão de conhecimentos e a prestação de serviços.

A Escola recebe, todos os anos, a lista proveniente da Direção Geral do Ensino Superior com os candidatos colocados por concurso nacional definindo também um calendário anual para a realização de matrícula dos mesmos.

Têm acesso ao ensino superior os indivíduos habilitados com o curso do ensino secundário ou equivalente que façam prova de capacidade para a sua frequência.

Têm igualmente acesso os maiores de 23 anos que, não sendo titulares da habilitação de acesso ao ensino superior, façam prova de capacidade para a sua frequência através da realização de provas especialmente adequadas, realizadas pelo estabelecimento de ensino superior e os titulares de qualificações pós-secundárias apropriadas.

A mobilidade dos estudantes pode ser feita através do reingresso, mudança de curso e transferência.