Websites | Serviços | Webmail | Ferramentas | Área reservada

ATENÇÃO

Comunicamos que esta página da revista não se encontra atualizada.

Decorrente da transição da Revista de Enfermagem Referência para a plataforma OJS (Open Journal Systems) a submissão de artigos, desde o dia 01 de janeiro de 2023, será realizada exclusivamente através da seguinte página: https://revistas.rcaap.pt/referencia, onde poderá encontrar todas as políticas editoriais, e ainda as instruções aos autores e os respetivos templates para processo de submissão.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
História

História da Revista de Enfermagem Referência

A Revista de Enfermagem Referência é uma revista científica, peer reviewed, editada pela Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), Unidade acolhida pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e avaliada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. A revista dirige-se a estudantes, investigadores, profissionais da área da Saúde e da Educação, divulga conhecimento científico produzido em Educação e Ciências da Saúde, com impacto em ganhos em saúde e no desenvolvimento científico da enfermagem. Exige-se que todos os artigos tenham profundidade científica, sejam originais e demonstrem clara relevância para o avanço científico da problemática em estudo a nível nacional e internacional. A revista publica artigos originais (original papers), artigos de revisão (review papers) e artigos teóricos/ensaios (Theoretical article/Essays).

Percurso histórico


A Revista “REFERÊNCIA” começou a ser publicada em Janeiro de 1998 (nº=0), com a denominação de Revista de Educação e Formação em Enfermagem da Escola Superior de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca. Os seus objetivos visavam: constituir um espaço de análise e discussão de teorias e modelos de enfermagem; divulgar e discutir a aplicação de processos, métodos e técnicas inovadoras de cuidados de enfermagem; apresentar e discutir métodos, técnicas e instrumentos de investigação; divulgar projetos pedagógicos/didáticos desenvolvidos pela Escola; divulgar e discutir projetos e resultados de atividades de promoção de saúde na comunidade; constituir um espaço de análise de questões de ensino, particularmente ensino de enfermagem; divulgar e discutir novos sistemas, modelos e técnicas de gestão de cuidados, de pessoal e de serviços de saúde; divulgar e comentar novas fontes de informação e bibliografia.

De 1998 a 2004 foram publicados com relativa regularidade 13 números. É justo salientar e louvar o esforço feito durante estes anos pela Direção da Escola Superior de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca, pela Direção da Revista, pela Comissão Científica e, em especial, pelo restrito grupo de professores do corpo redatorial e seu coordenador, para manter a periodicidade, rigor e qualidade de cada número editado.

Em 21 de Julho de 2004, o DL nº 175/2004 do Ministério da Ciência e Ensino Superior instituiu a fusão das duas Escolas Superiores de Enfermagem existentes em Coimbra (Escola Superior de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca e Escola Superior de Enfermagem de Bissaya Barreto). As Escolas envolvem-se na construção de um projeto comum para a melhoria da qualidade do ensino e decidem ab inicio criar e promover uma Unidade de Investigação. Assim aconteceu e, desde 2004, após a avaliação por um painel internacional, a Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: domínio de Enfermagem (UICISA-dE) foi reconhecida e constituiu-se como órgão acreditado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Ora, sendo um dos principais objetivos da Unidade a produção e divulgação de conhecimento científico, entendeu-se que seria conveniente a Revista transitar para a responsabilidade da Unidade.

Em Dezembro de 2005, inicia-se a 2ª Série com a denominação de Referência: Revista Científica da Unidade de Investigação em Ciências da saúde: domínio de Enfermagem. Com nova imagem e novo logótipo a Revista é regularmente editada, tendo sido publicados 12 números de 2005 a 2010. Desenvolve um sistema de revisão cega e ajusta todos os seus critérios ao nível de uma revista de circulação internacional. Durante este percurso acede a CUIDEN e Cumulative Índex to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), e fica acessível em texto integral na hemeroteca Cantárida, Índex, em CINAHL e na página da revista na ESEnfC.

2006

Disponível em texto completo na página web https://rr.esenfc.pt/rr/
Indexação em CINAHL. EBSCO HOST
Indexação em CUIDEN e acessível na Hemeroteca CANTARIDA. Membro da CIBERE. Index Foundation
Indexação em LATINDEX
 
2007
Classificada em QUALIS
 
2009
Admissão em SciELO Portugal
Metadados (HTML)

Em Julho de 2010, com o 12º aniversário, inicia-se um novo passo na consecução de novas metas, pelo que a Direção da Revista seguindo as indicações do Conselho Consultivo internacional e as recomendações dos júris de avaliação de revistas científicas, introduziu novas regras e critérios:
a) No sentido de precisar o âmbito científico da Revista, passou a denominar-se Revista de Enfermagem Referência.
b) A Revista de Enfermagem Referência entra numa 3ª Série de Edição, com uma nova imagem de capa, de logótipo e denominação e com uma nova apresentação na sua página Web.
c) O Conselho Editorial nacional e internacional foi ampliado, a rede de revisores aumentou e foram criados apoios técnicos à edição (apoio estatístico e documental e de revisão de língua portuguesa, inglesa e espanhola).
d) As normas de autor foram revistas, tendo sido criado um sistema de checklist e clarificadas as regras para submissão de artigos, em função dos padrões das melhores Revistas Internacionais do mesmo âmbito científico.
e) A Revista de Enfermagem Referência fica indexada em Cuiden, CINAHL, Latindex e SciELO Portugal. É divulgada internacionalmente em suporte papel e acessível pela Web em Cantárida Índex, ESEnfC/Revista de Enfermagem Referência, CINAHL.
f) A Revista de Enfermagem Referência tinha três edições por ano, com uma média de 32/35 artigos publicados. A taxa de exclusão era de cerca de 55%.
g) O Editor Chefe da Revista estabeleceu como meta, até 2013, evoluir para novas bases de dados.

2012
Atribuição de Digital Object Identifier (DOI), CrossRef.

2014 – Iniciou-se a IV Série com alterações relevantes de melhoria contínua:
a) Periodicidade trimestral;
b) Acessível em texto integral, versão bilíngue em formato digital em Cuiden; CINAHL; Latindex; SciELO; SciELO Citation Index - Web of Science, Thomson Reuters e na página web da Revista em http://www.esenfc.pt/site/index.php?module=rr&target=showPublications;
c) Adesão às normas APA (6ªEdição);
d) Disponibilização de tópicos de análise crítica, em função de uma categoria específica de artigo (Artigos de Investigação; Investigação Histórica; Teóricos/Ensaios; Revisões Sistemáticas; Revisões Integrativas) para elaboração de artigos científicos em http://esenfc.pt/rr/?module=rr&target=page&id=11681;
e) Processo de revisão peer reviewed, controlado em plataforma eletrónica (http://esenfc.pt/rr/index.php?module=rr&target=articleSubmission), em que cada artigo evolui num processo dinâmico ao longo de 10 fases;
f) Certificação ética;
g) Cumprimento dos critérios de edição em open access

2015
Acordo com a Proquest e  Redalyc.
Atribuição de ISSNe.

2017
Redalyc (XML-JATS)
Alteração à política de DOI
Admissão em REDEdit e BVS

2018
Aniversário 20 anos
685 artigos publicados em open acess
ORCID

2019
A RER suspende a sua versão impressa
Admissão à Scopus

2020
Inicia a Vª Série, com alterações relevantes de melhoria contínua
Sistema de publicação em fluxo contínuo (rolling pass)

2022
Inicia a VIª Série
Admissão em INDEXAR



Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.