Websites | Serviços | Webmail | Ferramentas | Área reservada

ATENÇÃO

Comunicamos que esta página da revista não se encontra atualizada.

Decorrente da transição da Revista de Enfermagem Referência para a plataforma OJS (Open Journal Systems) a submissão de artigos, desde o dia 01 de janeiro de 2023, será realizada exclusivamente através da seguinte página: https://revistas.rcaap.pt/referencia, onde poderá encontrar todas as políticas editoriais, e ainda as instruções aos autores e os respetivos templates para processo de submissão.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Título:  Programas de prevenção do consumo de álcool em jovens estudantes – Revisão sistemática
Autores:  Teresa Barroso - Professora Adjunta na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Enfermeira Especialista de Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica.
António Barbosa - Professora de Psiquiatria da Faculdade de Medicina de Lisboa.
Aida Mendes- Professora Coordenadora na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Enfermeira Especialista de Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, Doutorada em Educação, ramo de psicologia da Educação.
Orientadores: 
Recebido para publicação:  2006-04-27
Aceite para publicação:  2006-06-19
Secção:  Artigo
Facebook Twitter LinkedIn

Resumo
Com o objectivo de analisar a eficácia dos programas de intervenção para a prevenção do uso/abuso de álcool, dirigidos a adolescentes dos 10 aos 16 anos de idade em meio escolar, foi realizada uma revisão sistemática baseada no método sugerido por NHS Centre for Reviews and Disseminations (CRD, 2001).
Os sete estudos incluídos nesta revisão diferem em múltiplos aspectos, tais como, as intervenções desenvolvidas (intensidade, duração, métodos e estratégias pedagógicas, responsável pela intervenção), as variáveis avaliadas e o tempo de follow-up. São reportados efeitos positivos no consumo de álcool para a amostra total, em dois estudos. Dois estudos apresentam efeitos positivos para os jovens que bebiam na linha de base e um estudo apresenta efeitos positivos para os que não eram consumidores na linha de base.
Embora a base conceptual dos programas seja relativamente uniforme verifica-se uma grande variedade nas intervenções e na sua implementação, o que pode explicar a diversidade dos resultados. Apesar das diferenças verificadas, podemos concluir que a maioria dos programas são eficazes no aumento dos conhecimentos acerca do consumo de álcool e alguns desenvolvem atitudes e expectativas mais seguras acerca do uso de álcool.

Palavras-chave
álcool, jovens, prevenção, escola
Texto integral
Total: 1 registo(s)
Rev.III-33-44.pdf
Página 1 de 1


[ Detalhes da edição ]