Websites | Serviços | Webmail | Ferramentas | Área reservada

ATENÇÃO

Comunicamos que esta página da revista não se encontra atualizada.

Decorrente da transição da Revista de Enfermagem Referência para a plataforma OJS (Open Journal Systems) a submissão de artigos, desde o dia 01 de janeiro de 2023, será realizada exclusivamente através da seguinte página: https://revistas.rcaap.pt/referencia, onde poderá encontrar todas as políticas editoriais, e ainda as instruções aos autores e os respetivos templates para processo de submissão.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Título:  Detecção de casos de tuberculose e disposição de laboratório clínico em Unidades Básicas de Saúde, México 2000-2002
Autores:  Juan Pineda-Olvera - Dr. en Enfermería en Salud Pública, Prof. Tit “A” Facultad de Estudios Superiores Iztacala, UNAM, México. [juanpineda57@yahoo.com.mx].
Tereza Cristina Scatena-Villa - Dra. em Enfermagem, Professora Livre Docência da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Brasil. [tite@eerp.usp.br].
Antonio Ruffino-Netto - Doutor, Professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Brasil. [aruffino@fmrp.usp.br].
Roxana Izabel Cardozo Gonzáles - Dra. em Enfermagem em Saúde Pública, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de Sao Paulo, Brasil. [enroisab@eerp.usp.br].
Cinthia Midori Sassaki - Doutoranda em Enfermagem em Saúde Pública, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Brasil. [midsas@eerp.usp.br].
Orientadores: 
Recebido para publicação:  2006-04-05
Aceite para publicação:  2006-10-26
Secção:  Artigo
Facebook Twitter LinkedIn

Resumo
São objectivos deste estudo descritivo-correlacional determinar o nível de prevenção em que se detectou os casos de TB e a associação entre laboratório e casos atendidos numa jurisdição mexicana, 2000-2002. Para colheita dos dados foi utilizada uma folha de registo e entrevista com profissionais do programa; foram detectados 75 casos, 95% com mais de 15 anos. Das 18 Unidades Básicas de Saúde pertencentes à jurisdição, cinco atenderam 57% dos casos; do total 60% foram detectados em segundo e terceiro nível, depois foram referidos ao primeiro para seguimento e controle; 65% tiveram TB pulmonar e 35% extrapulmonar. Verificou-se uma associação entre casos atendidos e existência de laboratório nas unidades. A detecção em primeiro nível foi baixa (26%), e sendo objectivo do programa a prevenção primária, os casos deveriam ter sido detectados aí. Este resultado reflecte o predomínio do enfoque curativo do programa.

Palavras-chave
tuberculose, epidemiologia, avaliação de acções de saúde pública, cuidados primários de saúde
Texto integral
Total: 1 registo(s)
Rev.III-65-72.pdf
Página 1 de 1


[ Detalhes da edição ]