Websites | Serviços | Webmail | Ferramentas | Área reservada

ATENÇÃO

Comunicamos que esta página da revista não se encontra atualizada.

Decorrente da transição da Revista de Enfermagem Referência para a plataforma OJS (Open Journal Systems) a submissão de artigos, desde o dia 01 de janeiro de 2023, será realizada exclusivamente através da seguinte página: https://revistas.rcaap.pt/referencia, onde poderá encontrar todas as políticas editoriais, e ainda as instruções aos autores e os respetivos templates para processo de submissão.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Título:  Portfolio de Evidências de Aprendizagem como Instrumento de Inovação Pedagógica no Ensino Clínico de Enfermagem
Autores:  Jorge Apóstolo - Professor Adjunto da Escola Superior de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca
Orientadores: 
Secção:  Artigo
Facebook Twitter LinkedIn

Resumo
Neste artigo o autor analisa a importância da construção de portfolios pelos estudantes no ensino clínico de enfermagem. Estes instrumentos enquadram-se numa perspectiva de formação que toma o aluno como verdadeiro sujeito em formação, podendo a partir das suas experiências na prática dos cuidados, reflectir criticamente sobre as mesmas. Analisado o impacto da construção de portfolios nos alunos discute-se os dados obtidos em entrevista, à luz dos principais conceitos teóricos. Os resultados apontam claramente no sentido de que a construção de portfolios ajuda os alunos a incrementarem as capacidades de pesquisa; a aperfeiçoarem a interacção grupal; a valorizarem o trabalho do outro; a desenvolverem um tipo de aprendizagem criativa, reflexiva, não rotineira; a melhorarem as capacidades de planeamento, de auto e heteroavaliação; a aprenderem um tipo de "competição gerida".

Palavras-chave
Texto integral
Total: 1 registo(s)
ref_6-15a21.pdf
Página 1 de 1


[ Detalhes da edição ]