Comunicamos que esta página da revista não se encontra atualizada.
Decorrente da transição da Revista de Enfermagem Referência para a plataforma OJS (Open Journal Systems) a submissão de artigos, desde o dia 01 de janeiro de 2023, será realizada exclusivamente através da seguinte página: https://revistas.rcaap.pt/referencia, onde poderá encontrar todas as políticas editoriais, e ainda as instruções aos autores e os respetivos templates para processo de submissão.
|
Resumo
Neste artigo o autor analisa a importância da construção de portfolios pelos estudantes no ensino clínico de enfermagem. Estes instrumentos enquadram-se numa perspectiva de formação que toma o aluno como verdadeiro sujeito em formação, podendo a partir das suas experiências na prática dos cuidados, reflectir criticamente sobre as mesmas. Analisado o impacto da construção de portfolios nos alunos discute-se os dados obtidos em entrevista, à luz dos principais conceitos teóricos. Os resultados apontam claramente no sentido de que a construção de portfolios ajuda os alunos a incrementarem as capacidades de pesquisa; a aperfeiçoarem a interacção grupal; a valorizarem o trabalho do outro; a desenvolverem um tipo de aprendizagem criativa, reflexiva, não rotineira; a melhorarem as capacidades de planeamento, de auto e heteroavaliação; a aprenderem um tipo de "competição gerida". Palavras-chave
Página 1 de 1
|