Websites | Serviços | Webmail | Ferramentas | Área reservada

ATENÇÃO

Comunicamos que esta página da revista não se encontra atualizada.

Decorrente da transição da Revista de Enfermagem Referência para a plataforma OJS (Open Journal Systems) a submissão de artigos, desde o dia 01 de janeiro de 2023, será realizada exclusivamente através da seguinte página: https://revistas.rcaap.pt/referencia, onde poderá encontrar todas as políticas editoriais, e ainda as instruções aos autores e os respetivos templates para processo de submissão.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Título:  Terapias Alternativas e Sociedade Moderna: Popularidade e Consumo de Medicinas Não Convêncionais
Autores:  Beatriz de Oliveira Xavier - Professora Adjunta da Escola Superior de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca
Orientadores: 
Secção:  Artigo
Facebook Twitter LinkedIn

Resumo
AS medicinas alternativas ou complementares têm vindo a conhecer um aumento de popularidade e de utilizadores. Por seu lado, a ciência médica moderna, aliada aos mais sofisticados avanços tecnológicos, supõe hoje um elevado grau de cientificidade e objectividade no combate à doença.
A adesão às medicinas alternativas deixa antever uma atitude mais crítica relativamente à medicina convencional, uma maior procura de informação relativamente à saúde e um sentimento positivo dos doentes na capacidade de fazer opções sobre os tratamentos. Este crescimento de procura de alternativas terapêuticas poderá ser entendido no âmbito de uma atitude consumista de grande pragmatismo por parte dos indivíduos. Ao nível macro, sugere uma análise da popularidade das medicinas alternativas como manifestação de uma mudança real na cultura de saúde e de vida das pessoas.

Palavras-chave
Texto integral
Total: 1 registo(s)
ref_6-23a28.pdf
Página 1 de 1


[ Detalhes da edição ]