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Título:  Construção e Validação de um Inventário de Competências: Contributos para a definição de um perfil de competências do enfermeiro com o grau de licenciado
Autores:  Maria de Fátima Pereira Batista Dias
Orientadores:  Prof. Doutor Cândido Manuel Varela de Freitas
Prof. Doutor José Manuel L. C. Calheiros
Secção:  Teses
Ano:  2002
institution:  Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar
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Resumo
Este trabalho teve como objectivo a construção e validação de um inventário definidor de um perfil de competências do enfermeiro com o grau de licenciado. O estudo foi desenvolvido em fases sequenciais, nomeadamente estudo exploratório, validação de conteúdo por um painel de peritos, teste-reteste e estudo de campo. Foram incluídos no estudo, todos os alunos que frequentavam os Cursos de Estudos Superiores Especializados, leccionados em 20 escolas públicas.
A matriz de dados criada por dimensões de competências: pessoais ou genéricas, saber (competências científicas), saber fazer (competências técnicas), saber-ser em contexto de trabalho (sócio-afectivas, relacionais, comunicação, comunicação terapêutica e ético-morais), apresentou os seguintes resultados principais: o estudo da fidelidade resultou da aplicação do coeficiente de Cronbach para os totais, por dimensão, correlação com o total e valor de se o item for eliminado. Para o total dos itens apurados (73) o valor do coeficiente é de = .940, para os 48 itens das dimensões específicas o valor é de = .942. Os valores destes coeficientes por dimensão são os seguintes: dimensão das competências científicas o valor é de = 78; dimensão das competências técnicas o valor é de = 82; dimensão das competências sócioafectivas o valor é de = 75; dimensão das competências relacionais o valor é de = 83; dimensão das competências de comunicação o valor é de = 81; dimensão das competências ético-morais o valor é de = 84.
Assim, o perfil de competências do enfermeiro com o grau de licenciado foi organizado em cinco categorias multidimensionais, centrada nas dimensões pessoais, científicas, técnicas, sócio afectivas, relacionais, comunicacionais e ético-morais. O inventário validado deve ser auto administrado e pode representar um documento útil tanto para o professor como para o aluno. Pode ser visto como um guia do conhecimento adquirido na sala de aula e das competências adquiridas em ensino clínico. Pode ser útil nas instituições de saúde para a selecção e inserção dos seus profissionais e pode ser amplamente útil para a orientação dos enfermeiros nos primeiros anos da sua actividade profissional por permitir fazer um balanço de competências e de portfólios.

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