Comunicamos que esta página da revista não se encontra atualizada.
Decorrente da transição da Revista de Enfermagem Referência para a plataforma OJS (Open Journal Systems) a submissão de artigos, desde o dia 01 de janeiro de 2023, será realizada exclusivamente através da seguinte página: https://revistas.rcaap.pt/referencia, onde poderá encontrar todas as políticas editoriais, e ainda as instruções aos autores e os respetivos templates para processo de submissão.
|
Resumo
Introdução: Nos últimos anos produziram-se várias alterações em relação à criança e à posição dos pais e profissionais de saúde perante os mesmos. A Nova Pediatria representa uma mudança de paradigma. A sociedade actual espera dos profissionais de saúde conselho e apoio para que o desenvolvimento se realize de forma integral com todas as suas potencialidades genéticas intactas, do ponto de vista físico, psicológico e social. A promoção do crescimento e desenvolvimento constitui um eixo fundamental da Nova Pediatria. Objectivos: O principal objectivo geral desta pesquisa foi avaliar o nível de realização das actividades de promoção do crescimento e desenvolvimento da criança, autopercebido pelos profissionais de enfermagem. Amostra: Representada por 206 enfermeiros, de todos os Centros de Saúde da Sub-região de Saúde de Coimbra, da área de prestação de cuidados. Metodologia: Conceptualizámos uma investigação de carácter descritivo-analítico, de base quantitativa e transversal. Instrumentos de medida: Questionário sociodemográfico e de contexto; Inventário de actividades de promoção do crescimento e desenvolvimento da criança; Escalas de medida do domínio de conhecimento e importância atribuída às actividades de promoção do crescimento e desenvolvimento da criança. Resultados: A maioria dos enfermeiros, 57,3%, apresenta pontuações no IAPCDC que sugerem um nível de realização (autopercebido) médio; 34% parecem evidenciar um nível baixo, e 8,7% um nível elevado na realização das actividades de promoção do crescimento e desenvolvimento da criança. Se as dimensões “avaliação do crescimento” e “educação para a saúde/cuidados antecipatórios“ apresentam pontuações de nível médio e elevado de forma consistente, em particular a dimensão “avaliação do crescimento”, as ligadas à “avaliação da família” e “avaliação do desenvolvimento” apresentam pontuações de nível baixo. Em especial, o ”domínio de conhecimento” é uma variável significativa no nível de realização. As recomendações principais sugeridas a partir destes resultados são: Desenvolver os conteúdos e unidades curriculares relacionadas com a promoção do crescimento e desenvolvimento da criança nos Cursos de Enfermagem; Propor à Sub-região de Saúde de Coimbra um projecto de formação-acção destinado a melhorar as competências dos enfermeiros nessa área. Palavras-chave
Página 1 de 1
|