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Título:  Promoción del crecimiento y desarrollo del niño – como es auto percibida su realización por los enfermeros de la subregión de salud de Coimbra
Autores:  Jorge Manuel Amado Apóstolo
Orientadores:  Prof. Doutor D. Florêncio Vicente de Castro
Secção:  Teses
Ano:  2004
institution:  Universidade da Extremadura – Badajoz
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Resumo
Introdução: Nos últimos anos produziram-se várias alterações em relação à criança e à posição dos pais e profissionais de saúde perante os mesmos.
A Nova Pediatria representa uma mudança de paradigma. A sociedade actual espera dos profissionais de saúde conselho e apoio para que o desenvolvimento se realize de forma integral com todas as suas potencialidades genéticas intactas, do ponto de vista físico, psicológico e social. A promoção do crescimento e desenvolvimento constitui um eixo fundamental da Nova Pediatria.
Objectivos: O principal objectivo geral desta pesquisa foi avaliar o nível de realização das actividades de promoção do crescimento e desenvolvimento da criança, autopercebido pelos profissionais de enfermagem.
Amostra: Representada por 206 enfermeiros, de todos os Centros de Saúde da Sub-região de Saúde de Coimbra, da área de prestação de cuidados.
Metodologia: Conceptualizámos uma investigação de carácter descritivo-analítico, de base quantitativa e transversal.
Instrumentos de medida: Questionário sociodemográfico e de contexto; Inventário de actividades de promoção do crescimento e desenvolvimento da criança; Escalas de medida do domínio de conhecimento e importância atribuída às actividades de promoção do crescimento e desenvolvimento da criança.
Resultados: A maioria dos enfermeiros, 57,3%, apresenta pontuações no IAPCDC que sugerem um nível de realização (autopercebido) médio; 34% parecem evidenciar um nível baixo, e 8,7% um nível elevado na realização das actividades de promoção do crescimento e desenvolvimento da criança. Se as dimensões “avaliação do crescimento” e “educação para a saúde/cuidados antecipatórios“ apresentam pontuações de nível médio e elevado de forma consistente, em particular a dimensão “avaliação do crescimento”, as ligadas à “avaliação da família” e “avaliação do desenvolvimento” apresentam pontuações de nível baixo.
Em especial, o ”domínio de conhecimento” é uma variável significativa no nível de realização.
As recomendações principais sugeridas a partir destes resultados são: Desenvolver os conteúdos e unidades curriculares relacionadas com a promoção do crescimento e desenvolvimento da criança nos Cursos de Enfermagem; Propor à Sub-região de Saúde de Coimbra um projecto de formação-acção destinado a melhorar as competências dos enfermeiros nessa área.

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