Websites | Serviços | Webmail | Ferramentas | Área reservada

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Título:  Construção e validação de uma escala de percepção pessoal de competências profissionais do pré-licenciado em enfermagem (EPPCPPLE)
Autores:  João Graveto
Orientadores:  Prof. Doutor D. Florêncio Vicente de Castro
Prof. Doutor António de Jesus Couto
Secção:  Teses
Ano:  2005
institution:  Universidade da Extremadura – Badajoz
Facebook Twitter LinkedIn

Resumo
Considerando que o sucesso profissional depende tanto da utilização adequada de conhecimentos e procedimentos, quanto da percepção de domínio (segurança) manifestado em relação aos mesmos, inerentes ao desempenho profissional, este estudo foi dirigido para a construção e testagem de um instrumento psicométrico denominado “Escala de Percepção Pessoal de Competências Profissionais no Pré-licenciado em Enfermagem (EPPCPPLE)”.
Para a construção e validação da escala recorreu-se a várias fases distintas, uma inicial de cariz exploratório, contribuindo para a compilação de itens e, posteriormente, a duas etapas de validação de conteúdo – uma composta por um painel de peritos e outra por um painel de PLE (Pré-licenciados em Enfermagem - estudantes do 4.de licenciatura em enfermagem prestes a terminar o seu curso e a iniciar a sua actividade profissional), surgindo uma primeira versão da EPPCPPLE composta por 282 proposições.
As primeiras aplicações da escala foram a PLE do Curso de Licenciatura em Enfermagem, em 3 escolas de Portugal. Uma validação psicométrica da EPPCPPLE ocorreu nesta fase, também com a realização e aplicação de um teste-reteste.
Feito o “balanço”, foram eliminados 116 itens (dos 282), sendo a segunda versão da EPPCPPLE, a aplicar e validar em todas as escolas de Enfermagem de Portugal Continental e Ilhas, composta por 166 proposições. Após a mesma recorreu-se, novamente, a análises e estudos psicométricos, vindo a ser depurados mais 79 proposições, sendo a Versão Final da EPPCPPLE composta por 87 itens ou elementos de competência profissional do PLE.
Face aos resultados obtidos, entendemos que a EPPCPPLE avalia o nível ou a magnitude da competência profissional percebida, sendo operacionalizado, não como uma medida simples de uma tarefa específica do PLE, mas como uma medida composta que se refere à soma de respostas de itens sobre diferentes elementos de competência nos vários domínios necessários ao desempenho profissional da área.
De todo o percurso efectuado podemos afirmar que a EPPCPPLE é um instrumento de medida com considerável consistência interna e estabilidade temporal, estando validado para todas as Escolas Superiores de Enfermagem de Portugal Continental e Ilhas.

Palavras-chave
Texto integral
Total: 1 registo(s)
Rev.II-n.º2_5.pdf
Página 1 de 1


[ Detalhes da edição ]