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Título:  Programa de Libertação Criativa com Imagem para Crianças com necessidade de apoio pedagógico
Autores:  Manuel Alves Rodrigues
Orientadores:  Cármen Ortiz
Secção:  Teses
Ano:  1997
institution:  Universidade de Salamanca
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Resumo
O Programa de Libertação Criativa com Imagem (PLICI) desenvolveu-se de forma sistemática, em sequência temporal, através de um conjunto de dez intervenções estratégicas, no contexto das aulas de apoio pedagógico acrescido a crianças com necessidades educativas especiais. Explorando o poder multi-sugestivo da imagem, promove-se a mediação relacional facilitadora da abertura de canais de libertação criativa, processo que, por convenção, denominamos “Processo de Regulação Holística”. A variável dependente define-se operacionalmente através de um conjunto de categorias: resistência ao fecho; originalidade; elaboração; fantasia; conectividade ou integração criativa; alcance imaginativo; expansão figurativa; riqueza expressiva; habilidade gráfica; morfologia da imagem do “Test de Abreacción para Evaluar la Creatividad” (TAEC). A amostra em estudo, constituída por alunos do 1.ano do 2.ciclo do ensino básico (n = 118), além de um grupo de tratamento ou experimental que é sujeito à acção do programa, compõe-se de mais três grupos comparativos: dois grupos formados por alunos com necessidade de apoio psico-pedagógico, provenientes de escolas diferentes mas com características idênticas ao grupo de tratamento e um grupo de alunos sem dificuldades, seleccionado aleatoriamente das turmas de onde derivam os alunos do grupo de tratamento. A amostra foi ampliada (n = 306), como exigência metodológica, para efeitos de verificação da validade e fiabilidade dos instrumentos. A discussão dos resultados permitiu sugerir um Modelo Criativo, “Eduterapêutico”, com aplicabilidade prática em dois âmbitos: por um lado, enquanto programa de apoio pedagógico a crianças com necessidades especiais; por outro, nas acções de educação e promoção de saúde de crianças em idade escolar.

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