Websites | Serviços | Webmail | Ferramentas | Área reservada

ATENÇÃO

Comunicamos que esta página da revista não se encontra atualizada.

Decorrente da transição da Revista de Enfermagem Referência para a plataforma OJS (Open Journal Systems) a submissão de artigos, desde o dia 01 de janeiro de 2023, será realizada exclusivamente através da seguinte página: https://revistas.rcaap.pt/referencia, onde poderá encontrar todas as políticas editoriais, e ainda as instruções aos autores e os respetivos templates para processo de submissão.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Título:  Comportamentos Alimentares numa População Portuguesa: Estudo da Interacção entre a Pressão para a Magreza, a Satisfação com o Corpo e os Factores Individuais
Autores:  Águeda da Assunção Gonçalves Marques
Orientadores:  Prof. Doutor D. Florêncio Vicente Castro
Secção:  Teses
Ano:  2003
institution:  Universidade da Extremadura – Badajoz
Facebook Twitter LinkedIn

Resumo
O presente estudo incidiu sobre os «Comportamentos alimentares numa população portuguesa: estudo da interacção entre a pressão para a magreza, a satisfação com o corpo e os factores individuais», com o objectivo de identificar os comportamentos e hábitos alimentares bem como o nível de satisfação/insatisfação com o corpo e ainda o nível psicopatológico e pressão social para a magreza sentida numa população de adolescentes e adultos jovens do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 13 e os 25 anos. Trata-se de um estudo de carácter empírico não experimental e inscreve-se no âmbito dos estudos transversais, quantitativos de natureza descritivo analítico. A colheita de dados consistiu na aplicação de um questionário e na medição do peso e da altura a uma amostra de 741 estudantes de instituições do ensino secundário e superior da região centro do país. Os instrumentos de colheita de dados foram um Questionário Geral de Avaliação (QGA), a Escala Pressão Social para a Magreza (PSM), o Eating Disorders Inventory - 2 (EDI-2), o Método das Silhuetas e o Symptom Check List (SCL-90-R).
Dos resultados, destaca-se que um número significativo de estudantes apresentou comportamentos alimentares com vista à perda de peso. O Índice de Massa Corporal revelou que 22,7% das jovens situam-se na magreza, 17,3% tem excesso de peso e 60% apresentam peso normal. Não se identificou nenhum caso provável de anorexia nervosa, embora a síndrome parcial ocorresse em 0,4% da amostra. A prevalência da bulimia nervosa foi de 1,9% e a síndrome parcial de 4,5%. De notar ainda que 64,7% das estudantes consideram-se insatisfeitas com o seu corpo. Todas as hipóteses formuladas neste estudo foram confirmadas.


Palavras-chave
Texto integral
Total: 1 registo(s)
II-Rev.1-83_92__ 4.pdf
Página 1 de 1


[ Detalhes da edição ]