Websites | Serviços | Webmail | Ferramentas | Área reservada

ATENÇÃO

Comunicamos que esta página da revista não se encontra atualizada.

Decorrente da transição da Revista de Enfermagem Referência para a plataforma OJS (Open Journal Systems) a submissão de artigos, desde o dia 01 de janeiro de 2023, será realizada exclusivamente através da seguinte página: https://revistas.rcaap.pt/referencia, onde poderá encontrar todas as políticas editoriais, e ainda as instruções aos autores e os respetivos templates para processo de submissão.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Título:  O Vestuário do Pessoal de Enfermagem(I): Do negro ao Branco Imaculado
Autores:  Nídia Salgueiro - Professora aposentada da Escola Superior de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca
Orientadores: 
Secção:  Apontamentos... Para a história
Facebook Twitter LinkedIn

Resumo
Estudar o vestuário em geral ou numa área específica, como a enfermagem, é um trabalho complexo, mas constitui um desafio aliciante. Muitos são os ângulos pelos quais se pode abordar, desde o trajecto da construção duma identidade profissional e consequentes referências de pertença a um grupo ou a uma instituição, aos reflexos das condições de trabalho, às correntes do pensamento e aos valores que lhes estão subjacentes, aos determinantes do desenvolvimento científico e técnico de determinadas épocas. No caso da enfermagem, salienta-se ainda as relações com o corpo, a feminização e a condição social da mulher.
Quando as instituições hospitalares ou escolares instituíram um vestuário (uniforme ou farda), pretenderam por certo transmitir uma imagem simbólica que as representasse e promover a consideração, o respeito e o reconhecimento dos valores perfilhados. Igualmente, estimular um espírito de pertença, além de uma certa hierarquização.
Daí, que a criação dos uniformes obedece a regras e o seu porte é geralmente regulamentado, O incumprimento dessas regras pode ser interpretado como sinal de um espírito rebelde ou da rejeição dos valores estabelecidos, sendo passível de sanções e até de exclusão.
Para além destas considerações, um estudo desta natureza permite descobrir, reunir, classificar e registar documentos, fotográficos e outros, que correm o risco de se perderem, e com eles um pouco da alma dum grupo profissional.

Palavras-chave
Texto integral
Total: 1 registo(s)
ref_4-79a87.pdf
Página 1 de 1


[ Detalhes da edição ]