Websites | Serviços | Webmail | Ferramentas | Área reservada

ATENÇÃO

Comunicamos que esta página da revista não se encontra atualizada.

Decorrente da transição da Revista de Enfermagem Referência para a plataforma OJS (Open Journal Systems) a submissão de artigos, desde o dia 01 de janeiro de 2023, será realizada exclusivamente através da seguinte página: https://revistas.rcaap.pt/referencia, onde poderá encontrar todas as políticas editoriais, e ainda as instruções aos autores e os respetivos templates para processo de submissão.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Título:  Os Cuidados na Doença e os Serviços Assistenciais desde as Origens até Finais da Idade Média
Autores:  Aliete Pedrosa - Pós-graduada em Direitos Humanos e Democratização e Direito de Medicina pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.
Orientadores: 
Secção:  Enfermagem... No tempo
Facebook Twitter LinkedIn

Resumo
O presente artigo é o primeiro de um conjunto em que a autora procurará traçar grandes linhas da organização dos serviços e cuidados médico-sanitários ao longo dos tempos, no Mundo Ocidental (e, neste também em Portugal), seus aparentes ciclos de avanços e recuos, suas raízes tradicionais no mundo feminino e religioso sensu latu.
As sucessivas retomas do saber médico implicaram sempre a presença de uma retaguarda de colaboradores e colaboradores, numa equipa organizada e hierarquizada, em que cada um dos seus membros tinha uma função específica. Dos Templos - Hospitais dedicados a Imhotep, a Asclépius, a Hipócrates, aos Hospitais bizantinos, Proto- Cristãos e Muçulmanos existe, mais do que uma diferença, uma evidente continuidade - que será retomada por muitas Ordens Religiosas Hospitaleiras no período da Idade Média.

Palavras-chave
Texto integral
Total: 1 registo(s)
ref_9-81a86.pdf
Página 1 de 1


[ Detalhes da edição ]