Websites | Serviços | Webmail | Ferramentas | Área reservada

ATENÇÃO

Comunicamos que esta página da revista não se encontra atualizada.

Decorrente da transição da Revista de Enfermagem Referência para a plataforma OJS (Open Journal Systems) a submissão de artigos, desde o dia 01 de janeiro de 2023, será realizada exclusivamente através da seguinte página: https://revistas.rcaap.pt/referencia, onde poderá encontrar todas as políticas editoriais, e ainda as instruções aos autores e os respetivos templates para processo de submissão.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Título:  Auto-Exame da Mama
Autores:  Isabel Maria Henriques Simões - Assistente da Escola Superior de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca
Orientadores: 
Secção:  Fichas Técnicas
Facebook Twitter LinkedIn

Resumo
O cancro da mama é um dos flagelos dos nossos dias. A mulher é a sua principal vítima, raramente os homens contraem esta doença. Dado que grande parte dos cancros da mama são detectados pelas próprias mulheres, o ensino do auto-exame da mama assume assim particular importância, prática esta que deve ser extensiva aos homens, pois embora a prevalência da doença no sexo masculino seja pequena, a agressividade é maior.
A mama normalmente apresenta uma textura irregular ou com pequenas granulações, pelo facto de ser formada por vários tecidos: maioritariamente é constituída por tecido adiposo, mas também faz parte o glandular, com canais, lobos e lóbulos; e o fibroso que liga os lobos e suporta a mama.
São vários os factores que podem provocar alterações temporárias ou definitivas na anatomofisiologia da mama: idade, ciclo menstrual, gravidez/lactação, terapêutica hormonal, menopausa e traumatismos. No ciclo de vida da mulher há modificações no tamanho, na textura e na sua forma, daí que o objectivo fundamental do auto-exame seja:
• conhecer as características da mama,
• detectar precocemente alterações patológicas.

Palavras-chave
Texto integral
Total: 1 registo(s)
ref_8-75a78.pdf
Página 1 de 1


[ Detalhes da edição ]