Websites | Serviços | Webmail | Ferramentas | Área reservada

ATENÇÃO

Comunicamos que esta página da revista não se encontra atualizada.

Decorrente da transição da Revista de Enfermagem Referência para a plataforma OJS (Open Journal Systems) a submissão de artigos, desde o dia 01 de janeiro de 2023, será realizada exclusivamente através da seguinte página: https://revistas.rcaap.pt/referencia, onde poderá encontrar todas as políticas editoriais, e ainda as instruções aos autores e os respetivos templates para processo de submissão.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Título:  O Enfermeiro com a Pessoa em fim de vida na Construção do Cuidar
Autores:  Cidália Frias - Professora Adjunta, Mestre em Ciências de Educação – Área de Educação e Desenvolvimento, Doutoranda em Enfermagem na Universidade de Lisboa. Escola Superior de Enfermagem de Angra do Heroísmo [cidaliafrias@hotmail.com]
Orientadores: 
Recebido para publicação:  2007-02-01
Aceite para publicação:  2007-06-18
Secção:  Artigo
Facebook Twitter LinkedIn

Resumo
Problemática: A morte transferiu-se do domicílio para o hospital. Os enfermeiros parecem estar pouco preparados para assistir, entender e ajudar as pessoas no seu processo de morrer. Assim, a morte desencadeia emoções, como sejam medo, frustração e ansiedade o que dificulta o atendimento das necessidades destas pessoas, consequentemente, a construção do cuidado de enfermagem.
Objectivo: Descrever/analisar os estudos empíricos que foquem os cuidados à pessoa em fim de vida, evidenciando os dados encontrados e a forma como foi apurada a evidência científica.
Desenho: Revisão sistemática.
Métodos: Foi realizada pesquisa electrónica em várias bases de dados e manual, tendo sido encontrados 17 artigos que reuniam os critérios previamente elaborados. A amostra incluiu enfermeiros, pessoas em fim de vida, familiares, entre outros.
Dados: Os estudos alertam para a importância de se identificarem as necessidades das pessoas em fim de vida bem como para a participação activa dos doentes e familiares na construção dos cuidados de enfermagem.

Palavras-chave
cuidado de enfermagem, necessidades no fim de vida, processo de morrer, doente terminal
Texto integral
Total: 2 registo(s)
Ref.II-n.¦6-5.pdf
Página 1 de 1


[ Detalhes da edição ]