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Resumo
O presente estudo enquadra-se na área da Supervisão da Formação Inicial de Enfermeiros, incidindo na representação dos enfermeiros cooperantes sobre a supervisão em ensino clínico de enfermagem. Constituiu-se como um estudo exploratório de natureza qualitativa. Os participantes foram 30 enfermeiros cooperantes, de diversos serviços onde decorreram estágios clínicos de três Escolas Superiores de Enfermagem em 2002. A colheita de dados foi efectuada através da narração de episódios significativos relativos à supervisão de alunos de enfermagem, tendo-se procedido à análise de conteúdo das referidas narrações. Subjacente a este processo, está a técnica dos incidentes críticos que foi utilizada como norteadora da construção do nosso instrumento de colheita de dados. Os resultados evidenciaram os seguintes aspectos: episódios de valor tendencialmente negativo; carácter complexo e difícil do processo de orientação e avaliação; valorização, nos alunos, das competências atitudinais e de mobilização de conhecimentos para a prestação de cuidados de saúde; falta de preparação teórica dos alunos; valorização, nos enfermeiros cooperantes, das competências analíticas, avaliativas e interpretativas e nos docentes, das competências formativas, analíticas e avaliativas; referência à formulação de questões reflexivas, análise de casos e demonstração como estratégias de supervisão; valorização do tempo de permanência dos supervisores e do ambiente clínico e psicológico como condições para a supervisão; desarticulação entre teoria e prática; referência à supervisão como um momento privilegiado de reflexão e de comunicação; necessidade de valorização e responsabilização dos enfermeiros cooperantes, no processo de supervisão. Palavras-chave supervisão, ensino clínico de enfermagem, episódios significativos
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