Websites | Serviços | Webmail | Ferramentas | Área reservada

ATENÇÃO

Comunicamos que esta página da revista não se encontra atualizada.

Decorrente da transição da Revista de Enfermagem Referência para a plataforma OJS (Open Journal Systems) a submissão de artigos, desde o dia 01 de janeiro de 2023, será realizada exclusivamente através da seguinte página: https://revistas.rcaap.pt/referencia, onde poderá encontrar todas as políticas editoriais, e ainda as instruções aos autores e os respetivos templates para processo de submissão.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Título:  Supervisão em Ensino Clínico de Enfermagem: a perspectiva dos Enfermeiros Cooperantes
Autores:  João Filipe Simões - Mestre em Supervisão, Assistente do 2.° Triénio da Universidade de Aveiro, Escola Superior de Saúde
Isabel Alarcão - Doutorada em Didáctica, Professora Catedrática (Aposentada) da Universidade
de Aveiro, Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa
Nilza Costa - Doutorada em Física (Ensino), Professora Catedrática da Universidade
de Aveiro, Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa
Orientadores: 
Recebido para publicação:  2007-01-17
Aceite para publicação:  2007-06-21
Secção:  Artigo
Facebook Twitter LinkedIn

Resumo
O presente estudo enquadra-se na área da Supervisão da Formação Inicial de Enfermeiros, incidindo na representação dos enfermeiros cooperantes sobre a supervisão em ensino clínico de enfermagem. Constituiu-se como um estudo exploratório de natureza qualitativa. Os participantes foram 30 enfermeiros cooperantes, de diversos serviços onde decorreram estágios clínicos de três Escolas Superiores de Enfermagem em 2002. A colheita de dados foi efectuada através da narração de episódios significativos relativos à supervisão de alunos de enfermagem, tendo-se procedido à análise de conteúdo das referidas narrações. Subjacente a este processo, está a técnica dos incidentes críticos que foi utilizada como norteadora da construção do nosso instrumento de colheita de dados.
Os resultados evidenciaram os seguintes aspectos: episódios de valor tendencialmente negativo; carácter complexo e difícil do processo de orientação e avaliação; valorização, nos alunos, das competências atitudinais e de mobilização de conhecimentos para a prestação de cuidados de saúde; falta de preparação teórica dos alunos; valorização, nos enfermeiros cooperantes, das competências analíticas, avaliativas e interpretativas e nos docentes, das competências formativas, analíticas e avaliativas; referência à formulação de questões reflexivas, análise de casos e demonstração como estratégias de supervisão; valorização do tempo de permanência dos supervisores e do ambiente clínico e psicológico como condições para a supervisão; desarticulação entre teoria e prática; referência à supervisão como um momento privilegiado de reflexão e de comunicação; necessidade de valorização e responsabilização dos enfermeiros cooperantes, no processo de supervisão.

Palavras-chave
supervisão, ensino clínico de enfermagem, episódios significativos
Texto integral
Total: 2 registo(s)
Ref.II-n.¦6-8.pdf
Página 1 de 1


[ Detalhes da edição ]