Websites | Serviços | Webmail | Ferramentas | Área reservada

ATENÇÃO

Comunicamos que esta página da revista não se encontra atualizada.

Decorrente da transição da Revista de Enfermagem Referência para a plataforma OJS (Open Journal Systems) a submissão de artigos, desde o dia 01 de janeiro de 2023, será realizada exclusivamente através da seguinte página: https://revistas.rcaap.pt/referencia, onde poderá encontrar todas as políticas editoriais, e ainda as instruções aos autores e os respetivos templates para processo de submissão.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Título:  Questionário de liderança em enfermagem (QLE)
Autores:  Rui Loureiro, Manuela Ferreira, João Duarte
Orientadores: 
Recebido para publicação:  2007-05-24
Aceite para publicação:  2008-07-29
Secção:  Artigo
Facebook Twitter LinkedIn

Resumo
Historicamente, as habilidades administrativas têm sido mais valorizadas que as habilidades de liderança nos serviços de saúde. Actualmente há uma necessidade crucial de desenvolvimento da liderança em enfermagem. O artigo desenvolvido descreve os passos seguidos para a construção e validação de um questionário que permitisse avaliar o tipo de liderança desenvolvida pelos Enfermeiros – chefes: Questionário de Liderança em Enfermagem (QLE). Este questionário surgiu com base na escala LPC (least prefered coworker) e no Modelo de Contingência de Fiedler ajustando – os à área da saúde e em especial à enfermagem. Depois de desenvolvida uma consulta bibliográfica de autores de relevo nesta área, foram analisadas e verificadas as suas propriedades psicométricas. O estudo foi realizado com uma amostra de 114 enfermeiros – chefes dos Hospitais SA da zona centro.
O QLE é composto por 2 escalas: Escala LPC e Escala de controlo e influência situacional que por sua vez se divide em 3 sub - escalas (Escala de relacionamento com a equipa, Escala de estrutura dos cuidados, Escala de poder formal).
Considerando as suas características psicométricas o questionário apresenta uma boa consistência interna (Escala LPC – alfa de Cronbach total de 0,762 e um alfa standerizado de 0,947; Escala de controlo e influência situacional - alfa de Cronbach total de 0,766 e um alfa standerizado de 0,777).


Palavras-chave
Liderança, enfermagem
Texto integral
Total: 1 registo(s)
Revista Referência RII0721.pdf
Página 1 de 1


[ Detalhes da edição ]