Websites | Serviços | Webmail | Ferramentas | Área reservada

ATENÇÃO

Comunicamos que esta página da revista não se encontra atualizada.

Decorrente da transição da Revista de Enfermagem Referência para a plataforma OJS (Open Journal Systems) a submissão de artigos, desde o dia 01 de janeiro de 2023, será realizada exclusivamente através da seguinte página: https://revistas.rcaap.pt/referencia, onde poderá encontrar todas as políticas editoriais, e ainda as instruções aos autores e os respetivos templates para processo de submissão.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Título:  Intervenção de Conscientização para Prevenção da Brucelose em Área Endémica
Autores:  Irma Brito
Orientadores:  Professor Doutor João Manuel da Costa Amado
Professor Doutor António de Jesus Couto
Orientadores
Total: 1 registo(s)
361António de Jesus Couto Couto
Página 1 de 1
Secção:  Teses
Ano:  2008
institution:  Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto
Facebook Twitter LinkedIn

Resumo
A incidência de brucelose em algumas regiões da Serra da Estrela (Portugal) é cerca de cinquenta vezes mais alta que no País (1.06X105, em 2004), facto que parece estar relacionado com a inversão do período normal de reprodução dos ovinos. A multiplicação extensa de Brucella mellitensis no útero grávido (rico em eritrythol) determina a maciça excreção durante aborto, parto e lactação e subsequente contaminação pelos olhos, nariz e feridas das mãos. O clima frio e chuvoso do Inverno, potencia a sobrevivência de Brucella no ambiente. A infecção humana está relacionada com contacto directo com animais infectados (ovelhas e cabras) ou contacto indirecto (leite e derivados frescos), sendo principalmente uma doença profissional (15-55 anos). Após fazer o diagnóstico da situação segundo o modelo PRECEDE-PROCEED, propõe-se um modelo de educação por conscientização (modelo de Freire) como sendo eficaz para modificar os conhecimentos, crenças e atitudes dos ovinicultores face ao controlo da brucelose.
Desenhou-se um modelo de intervenção à medida do contexto cultural da região, sugerindo a formação dos ovinicultores, seus familiares e conviventes em acções de grupo dirigidas a objectivos de saúde comunitária tendo por base uma estratégia pedagógica dialógica. Partiu-se do pressuposto de que a atitude de desresponsabilização, que se observou, seria atribuível ao défice de conhecimentos sobre prevenção da brucelose e a falsas crenças, passíveis de modificação por conscientização.

Palavras-chave
Enfermagem Comunitária, Educação para a Saúde, PRECEDE-PROCEED, conscientização, Aprendizagem significante
Texto integral
Total: 1 registo(s)
Tese_IB.pdf
Página 1 de 1


[ Detalhes da edição ]