Comunicamos que esta página da revista não se encontra atualizada.
Decorrente da transição da Revista de Enfermagem Referência para a plataforma OJS (Open Journal Systems) a submissão de artigos, desde o dia 01 de janeiro de 2023, será realizada exclusivamente através da seguinte página: https://revistas.rcaap.pt/referencia, onde poderá encontrar todas as políticas editoriais, e ainda as instruções aos autores e os respetivos templates para processo de submissão.
|
Resumo
A incidência de brucelose em algumas regiões da Serra da Estrela (Portugal) é cerca de cinquenta vezes mais alta que no País (1.06X105, em 2004), facto que parece estar relacionado com a inversão do período normal de reprodução dos ovinos. A multiplicação extensa de Brucella mellitensis no útero grávido (rico em eritrythol) determina a maciça excreção durante aborto, parto e lactação e subsequente contaminação pelos olhos, nariz e feridas das mãos. O clima frio e chuvoso do Inverno, potencia a sobrevivência de Brucella no ambiente. A infecção humana está relacionada com contacto directo com animais infectados (ovelhas e cabras) ou contacto indirecto (leite e derivados frescos), sendo principalmente uma doença profissional (15-55 anos). Após fazer o diagnóstico da situação segundo o modelo PRECEDE-PROCEED, propõe-se um modelo de educação por conscientização (modelo de Freire) como sendo eficaz para modificar os conhecimentos, crenças e atitudes dos ovinicultores face ao controlo da brucelose. Desenhou-se um modelo de intervenção à medida do contexto cultural da região, sugerindo a formação dos ovinicultores, seus familiares e conviventes em acções de grupo dirigidas a objectivos de saúde comunitária tendo por base uma estratégia pedagógica dialógica. Partiu-se do pressuposto de que a atitude de desresponsabilização, que se observou, seria atribuível ao défice de conhecimentos sobre prevenção da brucelose e a falsas crenças, passíveis de modificação por conscientização. Palavras-chave Enfermagem Comunitária, Educação para a Saúde, PRECEDE-PROCEED, conscientização, Aprendizagem significante
Página 1 de 1
|