Websites | Serviços | Webmail | Ferramentas | Área reservada

ATENÇÃO

Comunicamos que esta página da revista não se encontra atualizada.

Decorrente da transição da Revista de Enfermagem Referência para a plataforma OJS (Open Journal Systems) a submissão de artigos, desde o dia 01 de janeiro de 2023, será realizada exclusivamente através da seguinte página: https://revistas.rcaap.pt/referencia, onde poderá encontrar todas as políticas editoriais, e ainda as instruções aos autores e os respetivos templates para processo de submissão.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Título:  Percepção de liderança de enfermeiros prestadores de cuidados: estudo realizado numa unidade hospitalar de Coimbra
Autores:  Cristina Maria da Cruz Pereira
Isabel Maria Santos Bem-Haja
Maria Manuela Frederico Ferreira
Paula Maria dos Santos Rodrigues
Orientadores: 
Recebido para publicação:  2007-06-13
Aceite para publicação:  2008-08-01
Secção:  Artigo de Investigação
Ano:  2008
Facebook Twitter LinkedIn

Resumo
Sendo a liderança um processo de influência entre líderes e seguidores, torna-se pertinente conhecer a percepção dos enfermeiros liderados, no sentido de poder contribuir para a mudança e para a melhor articulação entre os colaboradores.
São objectivos deste estudo: descrever a percepção de liderança dos enfermeiros prestadores de cuidados de uma unidade hospitalar e verificar se está relacionada com variáveis pessoais e profissionais (tempo na profissão e no actual serviço, género, idade, categoria profissional).
Desenvolve-se uma abordagem quantitativa. O instrumento de recolha de dados é o questionário, constituído por uma escala de ‘percepção de liderança’ (com as dimensões ‘reconhecimento’, ‘comunicação’, ‘desenvolvimento da equipa’ e ‘inovação’) e por questões referentes a variáveis pessoais e profissionais. Constituem a amostra 103 enfermeiros, maioritariamente graduados e do género feminino, com idades entre 23 e 65 anos.
A percepção de liderança dos enfermeiros liderados, apresenta média de 3,64±0,86 (num intervalo de 1 a 5 pontos), e não se verifica diferença ou relação estatisticamente significativas entre a percepção de liderança dos enfermeiros prestadores de cuidados e qualquer das variáveis em estudo. As dimensões ‘comunicação’ e ‘desenvolvimento da equipa’ são as que apresentam valores médios superiores.
Sugerem-se algumas mudanças e algumas práticas que fomentem essa mudança.

Palavras-chave
liderança, percepção, enfermeiros
Texto integral
Total: 2 registo(s)
Revista Referência RII0725.pdf
Página 1 de 1


[ Detalhes da edição ]