Comunicamos que esta página da revista não se encontra atualizada.
Decorrente da transição da Revista de Enfermagem Referência para a plataforma OJS (Open Journal Systems) a submissão de artigos, desde o dia 01 de janeiro de 2023, será realizada exclusivamente através da seguinte página: https://revistas.rcaap.pt/referencia, onde poderá encontrar todas as políticas editoriais, e ainda as instruções aos autores e os respetivos templates para processo de submissão.
|
Resumo
A dissertação, o filme no ensino de graduação em enfermagem: contribuições de uma estratégia de aprendizagem. Objeto: o significado produzido pelo uso do filme enquanto estratégia de aprendizagem do estudante de enfermagem. Objetivos: descrever as contribuições do uso do filme enquanto estratégia de aprendizagem; analisar o significado das contribuições do filme na aprendizagem do estudante de enfermagem. Estudo qualitativo, cujo cenário, o Centro Universitário Privado de Teresópolis / RJ. Os sujeitos, oito estudantes de Enfermagem do 4º/ 5º período. A metodologia, a entrevista semi-estruturada, de maio-agosto de 2007. Efetivados os trâmites ético-legais. Os dados atenderam à análise temática: pré-análise – leitura flutuante e recorrente; exploração do material – codificação; agrupar por semelhança; o surgir das unidades temáticas; tratamento dos resultados e interpretação; depoimentos articulados a autores que abordam a temática e ao referencial teórico – conceito, modos de operar a ideologia segundo Thompson. A unidade temática: as contribuições e as implicações da estratégia do filme na aprendizagem do estudante de enfermagem e os tópicos: o estímulo que conduz o estudante de enfermagem a exercitar o pensamento; a imagem da teoria e da prática de enfermagem; a intencionalidade do filme como estratégia de aprendizagem. Todos os sujeitos concluíram que o filme contribui na formação. Palavras-chave enfermagem, ensino, filmes, apren-dizagem.
Página 1 de 1
|