Websites | Serviços | Webmail | Ferramentas | Área reservada

ATENÇÃO

Comunicamos que esta página da revista não se encontra atualizada.

Decorrente da transição da Revista de Enfermagem Referência para a plataforma OJS (Open Journal Systems) a submissão de artigos, desde o dia 01 de janeiro de 2023, será realizada exclusivamente através da seguinte página: https://revistas.rcaap.pt/referencia, onde poderá encontrar todas as políticas editoriais, e ainda as instruções aos autores e os respetivos templates para processo de submissão.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Título:  Infecção associada ao Cateter Venoso Central – Revisão da Literatura
Autores:  Andrea Joana Resende da Silva
Francisco Miguel Dias Oliveira
Maria Emília Pereira Ramos
Orientadores: 
Recebido para publicação:  2009-10-22
Aceite para publicação:  2009-12-10
Secção:  Artigo Teórico
Ano:  2009
institution:  Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga
Facebook Twitter LinkedIn

Resumo
O Cateter Venoso Central (CVC) é um sistema intravascular indispensável na prática diária da medicina moderna e é utilizado para fluidoterapia, administração de fármacos, produtos sanguíneos, alimentação parentérica, monitorização hemodinâmica, entre outros.
O seu uso é apontado como um factor importante de risco no contributo para a infecção da corrente sanguínea, aumentando o período de internamento, da morbimortalidade e dos custos de hospitalização. Frente ao exposto objectivou-se fazer uma descrição e reflexão critica das evidências científicas e sobre os avanços científicos existentes até à data no que diz respeito ao controle da infecção, relacionada com o cateter venoso central.
Foram utilizadas as bases de dados Scielo, Pubmed e Medline num total de 12 artigos dos últimos 10 anos. A análise dos estudos culminou em 4 categorias temáticas: novas metodologias na produção de CVC, inserção, manutenção e prevenção das complicações relacionadas com o CVC. Como resultado obtiveram-se diversos dados importantes no controlo da infecção relacionada com CVC, nomeadamente: número de lúmens; CVC impregnados com antisséptico; local de inserção; barreiras de protecção e a implicação do uso de alimentação parentérica, bem como de técnicas dialíticas, entre outros. Assim, têm sido recomendados esforços para permitir a aplicação das evidências advindas das pesquisas, contribuindo para a melhoria da qualidade dos cuidados na redução da infecção associada ao uso de CVC.

Palavras-chave
Cateterismo venoso central; Infecções relacionadas a cateter; Circulação sanguínea; Manutenção
Texto integral
Total: 2 registo(s)
Revista Referência RII0936T.pdf
Página 1 de 1


[ Detalhes da edição ]