Websites | Serviços | Webmail | Ferramentas | Área reservada

ATENÇÃO

Comunicamos que esta página da revista não se encontra atualizada.

Decorrente da transição da Revista de Enfermagem Referência para a plataforma OJS (Open Journal Systems) a submissão de artigos, desde o dia 01 de janeiro de 2023, será realizada exclusivamente através da seguinte página: https://revistas.rcaap.pt/referencia, onde poderá encontrar todas as políticas editoriais, e ainda as instruções aos autores e os respetivos templates para processo de submissão.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Título:  A antiga Escola de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca e a Direcção Geral dos Desportos do Centro, na promoção das actividades de natação em Coimbra
Autores:  Nídia Salgueiro
Orientadores: 
Secção:  História e Memória
Facebook Twitter LinkedIn

Resumo
A Escola de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca era a mais antiga Escola de Enfermagem Portuguesa, criada em 1981 pelo médico e académico Costa Simões. Em 2004 esta Escola funde-se com outra existente em Coimbra, a Escola de Enfermagem de Bissaya Barreto e constituem a actual Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. O texto de história de vida que seguidamente se apresenta é descrito na primeira pessoa, por uma Professora aposentada da Escola de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca. A autora relata factos e caracteriza personagens, que na época contribuíram com o seu entusiasmo e empenho para a promoção de uma iniciativa desportiva relevante para jovens e adultos. É preciso compreender que na altura, a preocupação com o exercício e a actividade física, enquanto meio preventivo de doenças, não era ainda uma prioridade de saúde e de educação. Deste modo, estas iniciativas tinham essencialmente uma função de aprendizagem, ocupação e convívio e dependiam de incitativas generosas e voluntárias. Estas iniciativas eram no entanto muito necessárias, visto que a oferta de recursos para actividade desportiva e lazer, na época, não era muito abundante na cidade. É ainda de salientar, o sentido proactivo de uma docente, uma figura relevantíssima da enfermagem portuguesa, que para além das suas actividades escolares e de leccionação se envolve em actividades extracurriculares, gerando alternativas de aprendizagem e desenvolvimento pessoal e social dos estudantes, já ao nível do que hoje o tratado de Bolonha considera relevante, no processo de desenvolvimento de competências.

Palavras-chave
Texto integral
Total: 1 registo(s)
HISTÓRIA E MEMÓRIA.pdf
Página 1 de 1


[ Detalhes da edição ]