Websites | Serviços | Webmail | Ferramentas | Área reservada

ATENÇÃO

Comunicamos que esta página da revista não se encontra atualizada.

Decorrente da transição da Revista de Enfermagem Referência para a plataforma OJS (Open Journal Systems) a submissão de artigos, desde o dia 01 de janeiro de 2023, será realizada exclusivamente através da seguinte página: https://revistas.rcaap.pt/referencia, onde poderá encontrar todas as políticas editoriais, e ainda as instruções aos autores e os respetivos templates para processo de submissão.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Título:  A Enfermeira no desenho da Criança
Autores:  Matilde Correia
Sílvia Correia
Maria de Fátima Santos
Alfredo Lourenço
Orientadores: 
Recebido para publicação:  2009-05-26
Aceite para publicação:  2010-03-06
Secção:  Artigo de Investigação
Facebook Twitter LinkedIn

Resumo
A essência da profissão de enfermagem é o cuidado centrado no indivíduo e na sua base está a relação que se estabelece entre prestador e utilizador dos cuidados de enfermagem. Percebermos de que forma as crianças percepcionam as(os) enfermeiras(os) e as suas acções é uma forma de podermos reflectir nas nossas práticas e melhorá-las, adequando-as mais significativamente às necessidades dessa população. Encontrámos investigação feita com a intenção de avaliar a qualidade da relação entre enfermeiros e utilizadores adultos dos cuidados de enfermagem mas não no caso da pediatria.
Realizámos um trabalho a partir da questão de investigação: “Qual a percepção da criança acerca das(os) enfermeiras(os) expressa através do desenho?”, no qual o instrumento de colheita de dados foi o desenho. Participaram no estudo quinze crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos, período em que a criança começa a compreender e a entender melhor os conceitos e as acções. Porque interessava mapear a percepção que as crianças tinham acerca da enfermeira, identificando as diversas concepções acerca de um fenómeno que é complexo, a metodologia utilizada foi de orientação fenomenográfica.
Apurou-se que todos os desenhos, apresentavam indicadores positivos de relação e que as acções das(os) enfermeiras(os) estavam maioritariamente ligadas à execução de procedimentos e técnicas.

Palavras-chave
criança, enfermeira(o), desenho.
Texto integral
Total: 2 registo(s)
8Revista Referência .pdf
Página 1 de 1


[ Detalhes da edição ]