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Resumo
O fenómeno da violência escolar é um problema com graves consequências na vida e em particular na saúde das crianças e dos jovens. Este facto tem aumentado a preocupação dos profissionais de saúde, nomeadamente dos enfermeiros, incentivando a investigação na tentativa de uma melhor compreensão do problema para uma consequente intervenção. O presente estudo, inserido numa investigação mais vasta, teve como objectivo caracterizar o fenómeno da violência escolar, numa amostra de 307 alunos dos 5º e 6º anos de escolaridade de uma Escola de Lisboa, com idades entre 10 e 17 anos, através de um questionário auto-preenchido pelos mesmos, com questões abertas e fechadas. Os dados sugerem um elevado nível de violência (bullying) entre estudantes (50% vitimas e 30% agressores). Verificou-se também a existência de violência dirigida a professores e a outros funcionários da escola, assim como actos de vandalismo. Enquanto testemunhas de comportamentos violentos na escola os estudantes situaram-se nos 90%. Os resultados obtidos apontam algumas orientações a considerar no planeamento e implementação de estratégias de prevenção deste fenómeno, onde o enfermeiro pode ter especial intervenção. Palavras-chave escolas, violência, saúde escolar, enfermagem, intervenção.
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