Websites | Serviços | Webmail | Ferramentas | Área reservada

ATENÇÃO

Comunicamos que esta página da revista não se encontra atualizada.

Decorrente da transição da Revista de Enfermagem Referência para a plataforma OJS (Open Journal Systems) a submissão de artigos, desde o dia 01 de janeiro de 2023, será realizada exclusivamente através da seguinte página: https://revistas.rcaap.pt/referencia, onde poderá encontrar todas as políticas editoriais, e ainda as instruções aos autores e os respetivos templates para processo de submissão.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Título:  Violência na escola: conhecer para intervir
Autores:  Carla Silva Mendes
Orientadores: 
Recebido para publicação:  2009-01-13
Aceite para publicação:  2009-02-24
Secção:  Artigo de Investigação
Facebook Twitter LinkedIn

Resumo
O fenómeno da violência escolar é um problema com graves consequências na vida e em particular na saúde das crianças e dos jovens. Este facto tem aumentado a preocupação dos profissionais de saúde, nomeadamente dos enfermeiros, incentivando a investigação na tentativa de uma melhor compreensão do problema para uma consequente intervenção.
O presente estudo, inserido numa investigação mais vasta, teve como objectivo caracterizar o fenómeno da violência escolar, numa amostra de 307 alunos dos 5º e 6º anos de escolaridade de uma Escola de Lisboa, com idades entre 10 e 17 anos, através de um questionário auto-preenchido pelos mesmos, com questões abertas e fechadas.
Os dados sugerem um elevado nível de violência (bullying) entre estudantes (50% vitimas e 30% agressores). Verificou-se também a existência de violência dirigida a professores e a outros funcionários da escola, assim como actos de vandalismo. Enquanto testemunhas de comportamentos violentos na escola os estudantes situaram-se nos 90%.
Os resultados obtidos apontam algumas orientações a considerar no planeamento e implementação de estratégias de prevenção deste fenómeno, onde o enfermeiro pode ter especial intervenção.

Palavras-chave
escolas, violência, saúde escolar, enfermagem, intervenção.
Texto integral
Total: 2 registo(s)
7Revista Referência .pdf
Página 1 de 1


[ Detalhes da edição ]