Websites | Serviços | Webmail | Ferramentas | Área reservada

ATENÇÃO

Comunicamos que esta página da revista não se encontra atualizada.

Decorrente da transição da Revista de Enfermagem Referência para a plataforma OJS (Open Journal Systems) a submissão de artigos, desde o dia 01 de janeiro de 2023, será realizada exclusivamente através da seguinte página: https://revistas.rcaap.pt/referencia, onde poderá encontrar todas as políticas editoriais, e ainda as instruções aos autores e os respetivos templates para processo de submissão.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Título:  Satisfação dos Enfermeiros: estudo comparativo em dois Modelos de Gestão Hospitalar
Autores:  Vera Lúcia Dias Batista
Ricardo Manuel da Fonseca Santos
Paulo Miguel da Fonseca Santos
João Carvalho Duarte
Orientadores: 
Recebido para publicação:  2008-03-11
Aceite para publicação:  2010-01-04
Secção:  Artigo de Investigação
Facebook Twitter LinkedIn

Resumo
A satisfação e suas dimensões têm sido reconhecidas como parte integrante dos cuidados (Cleary, 1991), nos resultados de saúde o que, constitui um indicador de qualidade dos cuidados prestados (Wilkin et al., 1996).
No entanto, qualquer que seja o modelo de gestão hospitalar, importa reflectir e avaliar o grau de satisfação dos enfermeiros a trabalhar nestas instituições.
Este estudo tem como unidade de análise o Centro Hospitalar Cova da Beira, EPE (CHCB, EPE), que representa um modelo de gestão Entidade Pública Empresarial (EPE) e o Hospital Sousa Martins (HSM) que representa o modelo de gestão público. A amostra probabilística intencional foi formada por 218 enfermeiros. Trata-se de um estudo descritivo, analítico e correlacional, cuja, recolha de dados se baseou num questionário (IASP – Instrumento de avaliação satisfação profissional).
O objectivo geral, pretende identificar as variáveis preditoras na satisfação dos enfermeiros nos dois hospitais com modelos de gestão diferentes (Centro Hospitalar Cova da Beira, na Covilhã (CHCB, EPE) e Hospital Sousa Martins, na Guarda (HSM).
Como conclusões enumeram-se a idade como variável preditora para o HSM, ou seja, quanto maior a idade do enfermeiro maior a satisfação face ao vencimento. Para o género no CHCB, EPE confirma-se as hipóteses para as facetas RTF e SCA, para a sub-escala QLT e para a escala QSPC. Para o género no HSM, a hipótese H1b não se confirma em nenhuma faceta, escala ou sub escala do IASP.

Palavras-chave
satisfação no emprego; administração hospitalar; enfermeiros.
Texto integral
Total: 2 registo(s)
6Revista Referência.pdf
Página 1 de 1


[ Detalhes da edição ]