Websites | Serviços | Webmail | Ferramentas | Área reservada

ATENÇÃO

Comunicamos que esta página da revista não se encontra atualizada.

Decorrente da transição da Revista de Enfermagem Referência para a plataforma OJS (Open Journal Systems) a submissão de artigos, desde o dia 01 de janeiro de 2023, será realizada exclusivamente através da seguinte página: https://revistas.rcaap.pt/referencia, onde poderá encontrar todas as políticas editoriais, e ainda as instruções aos autores e os respetivos templates para processo de submissão.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Título:  Passagem de turno dos enfermeiros nos quartos (Visita de Enfermagem): opinião dos utentes
Autores:  Ricardo Jorge de Oliveira Ferreira
Fátima da Conceição Martins Luzio
Mayra Cristina Moreira dos Santos
Orientadores: 
Recebido para publicação:  2009-03-24
Aceite para publicação:  2010-03-01
Secção:  Artigo de Investigação
Facebook Twitter LinkedIn

Resumo
A passagem de turno dos enfermeiros, nos quartos dos utentes, é uma prática internacional e comum em muitos contextos hospitalares do nosso país. O seu principal intuito é envolver os utentes no seu processo de cuidados, mas devido, sobretudo, ao carácter delicado e pessoal das informações transmitidas, muito se tem discutido sobre as suas vantagens e desvantagens.
Neste artigo, apresentam-se os resultados de um estudo exploratório - descritivo com dados de natureza qualitativa, que teve como objectivo descrever as opiniões de utentes internados, em três serviços dos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC), relativamente a esta prática. A amostra intencional foi constituída por 10 utentes submetidos a intervenção cirúrgica, após consentimento informado, com um internamento mínimo de sete dias, entrevistados entre 8 de Abril e 15 de Maio de 2005.
Da análise do conteúdo, de acordo com Bardin (1991, 2007) e Amado (2000), identificaram-se 3 categorias: a) Percepção da Visita de Enfermagem; b) Informação Transmitida; c) Interacção Enfermeiros-Utentes.
Os utentes referem que a passagem de turno, nos quartos, permite a continuidade dos cuidados, o conhecimento mútuo Enfermeiro-Utente e o cumprimento do seu direito à informação. Contudo, os utentes também referem o comprometimento da confidencialidade, a despersonalização, a pouca interacção Enfermeiro - Utente e classificam a informação como repetitiva, pouco interessante e com linguagem técnico-científica.

Palavras-chave
trabalho em turnos; visitas a pacientes; enfermagem; preferência do paciente.
Texto integral
Total: 2 registo(s)
3Revista Referência .pdf
Página 1 de 1


[ Detalhes da edição ]