Websites | Serviços | Webmail | Ferramentas | Área reservada

ATENÇÃO

Comunicamos que esta página da revista não se encontra atualizada.

Decorrente da transição da Revista de Enfermagem Referência para a plataforma OJS (Open Journal Systems) a submissão de artigos, desde o dia 01 de janeiro de 2023, será realizada exclusivamente através da seguinte página: https://revistas.rcaap.pt/referencia, onde poderá encontrar todas as políticas editoriais, e ainda as instruções aos autores e os respetivos templates para processo de submissão.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Título:  Programa de informação para alívio da ansiedade de familiares de doentes internados em psiquiatria
Autores:  Pedro Filipe Nabais Neves Renca
Hélder Bruno da Fonseca Gomes
António Pedro Pereira Fernandes de Almeida Vasconcelos
Leonor Mata Correia
Orientadores: 
Recebido para publicação:  2010-01-15
Aceite para publicação:  2010-01-22
Secção:  Artigo
DOI:  10.12707/RII1007
Facebook Twitter LinkedIn

Resumo
pela primeira vez em psiquiatria. O presente artigo refere-se a uma investigação do tipo quantitativo: um estudo do tipo quasi experimental, com um grupo de controlo e avaliação antes e depois. Para a amostra foi utilizada a técnica de amostragem não probabilística, do tipo acidental, constituída pelas famílias dos utentes que tiveram o primeiro internamento de psiquiatria no DPSM da Guarda.
Os dados utilizados foram recolhidos utilizando o instrumento de colheita de dados baseado no Inventário de Ansiedade Estado de Spielberger (STAI-Y1) aferido para a população portuguesa por Daniel (1996).Verificámos que a ansiedade no grupo experimental diminuiu significativamente de 87,00 para 60,29, enquanto que, no grupo controlo permaneceu praticamente inalterada, 83,88 no primeiro tempo para 82,50.
Concluímos que, após a abordagem efectuada na aplicação do guião estruturado, os níveis de ansiedade das famílias em relação à patologia psiquiátrica do seu familiar e de tudo o que essa patologia envolve em relação ao (des) equilíbrio familiar diminuiu, aceitando-se de forma mais assertiva a patologia psiquiátrica, uma vez que, foi desmistificada.

Palavras-chave
psiquiatria; família; ansiedade; informação.
Texto integral
Total: 1 registo(s)
Artigo em PDF
Página 1 de 1


[ Detalhes da edição ]