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Título:  Síndrome de Burnout - a interface entre o trabalho na área da educação e na enfermagem
Autores:  Fernanda Gomes Teixeira
Mara Regina Santos da Silva
Gabriela Luvielmo Medeiros
Orientadores: 
Recebido para publicação:  2008-09-29
Aceite para publicação:  2010-07-24
Secção:  Artigo
DOI:  10.12707/RII0931
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Resumo
A Síndrome de Burnout se constitui em uma reação à tensão emocional crônica que acomete, principalmente, profissionais das áreas da saúde e da educação, dentre eles, professores e enfermeiros. Este estudo de natureza qualitativa tem como objetivos: a) investigar manifestações sugestivas da Síndrome de Burnout entre professores que trabalham na rede pública de ensino fundamental de uma cidade do extremo sul do Brasil; b) refletir sobre o trabalho da enfermagem, com base nos resultados. Os dados empíricos foram coletados através de entrevistas semi- estruturadas, realizadas com quinze professores. Os resultados foram agrupados em três categorias que representam as dimensões da Síndrome de Burnout referidas pela literatura: exaustão emocional, despersonalização e baixa realização profissional. O estudo evidencia a interface entre as áreas da educação e da enfermagem no que se refere às caracacterísticas do contexto onde o trabalho destes profissionais é desenvolvido. Destaca-se a contribuição da metodologia qualitativa para dar visibilidade ao interior de cada uma das categorias e a necessidade de ações efetivas que possibilitem o enfrentamento das condições que levam ao desenvolvimento da síndrome de Burnout.

Palavras-chave
docente; educação; enfermagem.
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