Websites | Serviços | Webmail | Ferramentas | Área reservada

ATENÇÃO

Comunicamos que esta página da revista não se encontra atualizada.

Decorrente da transição da Revista de Enfermagem Referência para a plataforma OJS (Open Journal Systems) a submissão de artigos, desde o dia 01 de janeiro de 2023, será realizada exclusivamente através da seguinte página: https://revistas.rcaap.pt/referencia, onde poderá encontrar todas as políticas editoriais, e ainda as instruções aos autores e os respetivos templates para processo de submissão.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Título:  Vivências dos enfermeiros nas transferências inter-hospitalares dos doentes críticos
Autores:  Regina Maria da Conceição Santos Martins
José Carlos Amado Martins
Orientadores: 
Recebido para publicação:  2008-08-27
Aceite para publicação:  2009-09-22
Secção:  Artigo
DOI:  10.12707/RII0926
Facebook Twitter LinkedIn

Resumo
O presente trabalho incidiu sobre as vivências dos enfermeiros nas transferências inter-hospitalares dos doentes críticos.
A preocupação em entender os sentimentos dos profissionais de enfermagem representou um desafio, uma vez que, seriam relatadas experiências e sentimentos vividos. Desenvolveu-se um estudo de natureza qualitativa, com uma abordagem fenomenológica, por considerarmos ser a mais adequada a este estudo, dado que, possibilita a interpretação e compreensão do fenómeno em estudo através da atribuição de significado às experiências vividas.
Os participantes foram sete enfermeiros de um hospital distrital da região centro do país. A recolha de dados foi efectuada entre Fevereiro e Março de 2009, através de entrevistas semi-estruturadas, gravadas em banda magnética. Após a identificação das unidades de significação de experiência, foi clarificado o significado relacionando os constituintes uns com os outros e com o todo, segundo a linguagem dos entrevistados. Dos achados apresentados emergiram três temas essenciais: experiências marcantes positivas, experiências marcantes negativas e factores mediadores das transferências inter-hospitalares. Na discussão dos achados foi confrontada a opinião dos participantes com autores referenciados nesta matéria o que revelou que a opinião dos enfermeiros, na maior parte das vezes, corroborada pelos autores.

Palavras-chave
doente crítico; transferência; enfermagem; urgência.
Texto integral
Total: 1 registo(s)
Artigo em PDF
Página 1 de 1


[ Detalhes da edição ]