Websites | Serviços | Webmail | Ferramentas | Área reservada

ATENÇÃO

Comunicamos que esta página da revista não se encontra atualizada.

Decorrente da transição da Revista de Enfermagem Referência para a plataforma OJS (Open Journal Systems) a submissão de artigos, desde o dia 01 de janeiro de 2023, será realizada exclusivamente através da seguinte página: https://revistas.rcaap.pt/referencia, onde poderá encontrar todas as políticas editoriais, e ainda as instruções aos autores e os respetivos templates para processo de submissão.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Título:  Quedas em doentes hospitalizados: contributos para uma prática baseada na prevenção
Autores:  Ricardo Alexandre Rebelo de Almeida
Cidalina da Conceição Ferreira de Abreu
Aida Maria de Oliveira Cruz Mendes
Orientadores: 
Recebido para publicação:  2009-09-10
Aceite para publicação:  2009-11-10
Secção:  Artigo
DOI:  10.12707/RIII1016
Facebook Twitter LinkedIn

Resumo
As quedas surgem como os acidentes mais documentados no hospital, assumindo particular destaque pelas consequências individuais que originam e pelo aumento do tempo de internamento, ampliando custos económicos e sociais.
O objectivo deste artigo é contribuir para uma maior compreensão do fenómeno da queda, sensibilizando os enfermeiros para o seu estudo e incorporação nas práticas de cuidados, através da análise e caracterização do fenómeno da queda, procurando na literatura científica contributos para a sua melhor compreensão e desenvolvimento de estratégias de actuação/prevenção.
Foi realizada uma revisão da literatura, com pesquisa em bases de dados (B-on e EBSCO-host) e no acervo bibliográfico da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra.
Na literatura científica a queda surge como evento multifactorial de causas individuais ou ambientais. Embora a investigação desenvolvida nesta área destaque alguns factores de risco, estes são eminentemente contextuais e relacionados com características específicas das
pessoas. Assim, a avaliação do risco individual, a determinação de factores de risco e a constituição de protocolos de intervenção, surgem como medidas eficazes de prevenção.
Os enfermeiros são profissionais de eleição na promoção da segurança do utente, desenvolvendo/utilizando instrumentos de avaliação do risco e implementando medidas de prevenção, baseadas na evidência científica e suportados em formação continuada.

Palavras-chave
acidentes por quedas; risco; segurança; doente.
Texto integral
Total: 1 registo(s)
Artigo em PDF
Página 1 de 1


[ Detalhes da edição ]