Websites | Serviços | Webmail | Ferramentas | Área reservada

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Título:  Cuidar em Enfermagem: como desenvolver a(s) competência(s)
Autores:  Maria Teresa Pereira Serrano
Arminda da Silva Mendes Carneiro da Costa
Nilza Maria Vilhena Nunes da Costa
Orientadores: 
Recebido para publicação:  2010-09-22
Aceite para publicação:  2011-02-15
Secção:  Artigo
DOI:  10.12707/RIII1019
Facebook Twitter LinkedIn

Resumo
A enfermagem relaciona competência, exercício profissional e contexto. A inovação tecnológica e as alterações na organização do trabalho fazem emergir as novas lógicas empresariais. Os enfermeiros são actores do processo de mudança e os contextos são um imperativo ao desenvolvimento de competências.
Considerando os processos de mudança pretendeu-se estudar o modo como os enfermeiros desenvolvem as competências do cuidar em enfermagem e quais as determinantes desse processo.
O estudo qualitativo e etnometodológico privilegiou a presença do investigador no contexto. Na colheita de dados utilizámos a observação participante, entrevistas etnográficas e semi-estruturadas a enfermeiros e outros informantes privilegiados, além de análise documental.
Conclusões: o desenvolvimento de competências resulta da articulação entre os actores (equipa de saúde), o contexto e os saberes através das díades. Estas desenvolvem-se nos sistemas micro e meso com influência do sistema exo e macro. Tem por base: estratégias promotoras de um processo reflexivo sobre a prática de enfermagem; a construção da experiência, um habitus de cuidar caracterizado pelo conhecimento colectivo e um processo de supervisão clínica.

Palavras-chave
enfermagem; competências; habitus; supervisão clínica
Texto integral
Total: 1 registo(s)
Artigo em PDF
Página 1 de 1


[ Detalhes da edição ]