Websites | Serviços | Webmail | Ferramentas | Área reservada

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Título:  Indicadores de qualidade sensíveis aos cuidados de enfermagem em lares de idosos
Autores:  Telmo Aleixo; Ana Escoval;
Rui Fontes; César Fonseca
Orientadores: 
Recebido para publicação:  2010-02-18
Aceite para publicação:  2010-12-01
Secção:  Artigo
DOI:  10.12707/RII1019
Facebook Twitter LinkedIn

Resumo
Constata-se um envelhecimento da população não só em Portugal, como a nível mundial, deste modo existe a necessidade de enquadrar indicadores de qualidade dos cuidados de enfermagem em lares de idosos.
Objectivo: Identificar um conjunto de indicadores de qualidade de saúde sensíveis aos cuidados de enfermagem em lares de idosos.
Metodologia: Foi efectuada uma pesquisa na EBSCO (CINAHL Plus with Full Text, MEDLINE with Full Text, British Nursing Index) e procurados artigos em texto integral (28-01-2009), publicados entre 1998/01/01 e 2008/12/31. Foi utilizado o método de PI[C] O e seleccionados doze artigos de um total de cento e trinta e oito.
Resultados: Observámos catorze indicadores de qualidade dos cuidados prestados em lares de idosos com enfermagem permanente e seleccionámos um conjunto de instrumentos científicos de avaliação da qualidade.
Conclusão: Os enfermeiros proporcionam um importante contributo na melhoria da qualidade nestas organizações. Os resultados observados permitem perceber que a introdução destes profissionais, de forma contínua, tem impacto directo na diminuição do recurso aos serviços de saúde (urgências e dias de internamento), na redução do número de quedas, no controlo
da dor, na prevalência do número de úlceras de pressão e no aumento da funcionalidade.

Palavras-chave
lares para idosos; indicadores de qualidade; resultados.
Texto integral
Total: 1 registo(s)
Artigo em PDF
Página 1 de 1


[ Detalhes da edição ]