Websites | Serviços | Webmail | Ferramentas | Área reservada

ATENÇÃO

Comunicamos que esta página da revista não se encontra atualizada.

Decorrente da transição da Revista de Enfermagem Referência para a plataforma OJS (Open Journal Systems) a submissão de artigos, desde o dia 01 de janeiro de 2023, será realizada exclusivamente através da seguinte página: https://revistas.rcaap.pt/referencia, onde poderá encontrar todas as políticas editoriais, e ainda as instruções aos autores e os respetivos templates para processo de submissão.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Título:  O “bom professor” – opinião dos estudantes
Autores:  Maria Clara Amado Apóstolo Ventura; Marília Maria Andrade Marques da Conceição e Neves;
Cândida Rosalinda Exposto Costa Loureiro; Maria Manuela Frederico-Ferreira; Edimar Márcio Pires Cardoso
Orientadores: 
Recebido para publicação:  2011-06-30
Aceite para publicação:  2011-10-03
Secção:  Artigo
Ano:  2011
DOI:  10.12707/RIII1167
Facebook Twitter LinkedIn

Resumo
Num processo de ensino/aprendizagem centrado no estudante e numa perspetiva de melhoria contínua e de crescer com qualidade e relevância, o Conselho para a Qualidade e Avaliação da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra entendeu ser pertinente conhecer a opinião dos estudantes sobre o perfil de um ‘Bom Professor’. Neste contexto, desenvolveu um estudo tendo como objetivo identificar a opinião dos estudantes acerca das características de um ‘Bom Professor’. Trata-se de um estudo qualitativo, utilizando um questionário autopreenchido, com uma questão aberta “o que considera ser um Bom Professor”, e a identificação do curso. A amostra é constituída por 174 e 52 estudantes dos Cursos de Licenciatura e Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem, respetivamente.
Do conjunto de indicadores de um “Bom professor” emerge o domínio dos conteúdos da disciplina que leciona,
a capacidade de cativar e motivar, de desenvolver uma boa relação com os estudantes, ser disponível e acessível, compreensivo e tolerante, de relacionar a teoria com a prática, sendo exigente, assíduo e pontual.


Palavras-chave
professor; ensino; aprendizagem; competências.
Texto integral
Total: 1 registo(s)
Artigo em PDF
Página 1 de 1


[ Detalhes da edição ]