Websites | Serviços | Webmail | Ferramentas | Área reservada

ATENÇÃO

Comunicamos que esta página da revista não se encontra atualizada.

Decorrente da transição da Revista de Enfermagem Referência para a plataforma OJS (Open Journal Systems) a submissão de artigos, desde o dia 01 de janeiro de 2023, será realizada exclusivamente através da seguinte página: https://revistas.rcaap.pt/referencia, onde poderá encontrar todas as políticas editoriais, e ainda as instruções aos autores e os respetivos templates para processo de submissão.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Título:  Avaliação clínica não-invasiva de disfagia no AVC – Revisão sistemática
Autores:  Anabela Tavares Cardoso; José Miguel Capela Raínho; Patrícia Cristina Mouro Quitério; Vítor
Cruz; Aldiro Manuel Oliveira Magano; Manuela Castro
Orientadores: 
Recebido para publicação:  2011-01-18
Aceite para publicação:  2011-06-28
Secção:  Artigo
Ano:  2011
DOI:  10.12707/RIII1106
Facebook Twitter LinkedIn

Resumo
Em Portugal, o AVC é considerado a principal causa de morte, bem como de incapacidade associada às sequelas cognitivas e motoras. A incidência de disfagia varia entre 22 - 65% dos doentes (Ramsey, Smithard e Kalra, 2003). Estudos revelam que 30 - 40% dos idosos institucionalizados apresentam disfagia, que se traduz numa alta incidência de complicações por aspiração (World Gastroenterology Organization, 2004).
Assim, foi realizada uma revisão sistemática para minimizar os riscos da avaliação empírica, identificando os recursos disponíveis, de baixo custo e fácil acesso, com o objetivo de aumentar os ganhos em saúde. Seguiu-se a metodologia do Cochrane Handbook, delineando-se a seguinte questão: “que métodos de avaliação não-invasiva da disfagia na pessoa com AVC existem com validade e fidelidade demonstradas?” Desenvolveu-se uma pesquisa dos estudos primários publicados a partir de 2005 nas bases de dados científicas. Conseguiram-se identificar dois estudos com os resultados da aplicação de duas escalas distintas usadas no diagnóstico de disfagia em doentes com AVC (em fase aguda e/ou em reabilitação), sendo que um deles avalia também o risco de aspiração.
Os resultados preveêm ganhos em saúde com a utilização destas escalas, ainda que seja necessário treino e estudos posteriores para a obtenção de uma amostra significativa.

Palavras-chave
deglutição; disfagia; avaliação não-invasiva; acidente cerebral vascular.
Texto integral
Total: 1 registo(s)
Artigo em PDF
Página 1 de 1


[ Detalhes da edição ]