Websites | Serviços | Webmail | Ferramentas | Área reservada

ATENÇÃO

Comunicamos que esta página da revista não se encontra atualizada.

Decorrente da transição da Revista de Enfermagem Referência para a plataforma OJS (Open Journal Systems) a submissão de artigos, desde o dia 01 de janeiro de 2023, será realizada exclusivamente através da seguinte página: https://revistas.rcaap.pt/referencia, onde poderá encontrar todas as políticas editoriais, e ainda as instruções aos autores e os respetivos templates para processo de submissão.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Título:  Fatores implicados no fenómeno de bullying em contexto escolar: revisão integrada da literatura
Autores:  Rita Lopez; Ana Filipa Amaral; João Ferreira; Teresa Barroso
Orientadores: 
Recebido para publicação:  2011-07-05
Aceite para publicação:  2011-11-05
Secção:  Artigo
Ano:  2011
DOI:  10.12707/RIII1169
Facebook Twitter LinkedIn

Resumo
As evidências científicas sugerem que o bullying é um fenómeno cada vez mais frequente no contexto escolar, ao qual está inerente um vasto número de consequências para a saúde, pelo que, a sua prevenção deve constituir uma área prioritária. Com o objetivo de identificar os fatores implicados no fenómeno do bullying em contexto escolar, efetuou-se uma revisão da literatura de forma sistematizada na Biblioteca do Conhecimento Online (b-on) com as seguintes palavras-chave: “bullying/ bullying school context”, considerando os seguintes critérios de inclusão: participantes (estudantes do 2º e 3º ciclo); variáveis em estudo (fatores implicados no fenómeno do bullying), sem restrições relativas ao desenho dos estudos. Foram identificados 351 artigos, dos quais não foi possível aceder a 132. Considerando os critérios de inclusão, foram eliminados 203 artigos, os restantes 16 foram analisados. Da análise dos resultados dos estudos que integram esta revisão da literatura, emergem quatro tipologias de fatores, os fatores relacionados com as variáveis sociodemográficas, os fatores relacionados com as variáveis pessoais, os relativos à dimensão familiar e ainda os relacionados com as variáveis escolares. Em função destas tipologias, identificaram-se diversos fatores protetores e fatores de risco implicados no fenómeno de bullying.

Palavras-chave
bullying; promoção da saúde; adolescentes.
Texto integral
Total: 1 registo(s)
Artigo em PDF
Página 1 de 1


[ Detalhes da edição ]