Websites | Serviços | Webmail | Ferramentas | Área reservada

ATENÇÃO

Comunicamos que esta página da revista não se encontra atualizada.

Decorrente da transição da Revista de Enfermagem Referência para a plataforma OJS (Open Journal Systems) a submissão de artigos, desde o dia 01 de janeiro de 2023, será realizada exclusivamente através da seguinte página: https://revistas.rcaap.pt/referencia, onde poderá encontrar todas as políticas editoriais, e ainda as instruções aos autores e os respetivos templates para processo de submissão.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Título:  A inteligência emocional em enfermeiros responsáveis por serviços hospitalares
Autores:  José António da Conceição Alves; Célia Ribeiro; Sofia Campos
Orientadores: 
Recebido para publicação:  2011-09-12
Aceite para publicação:  2012-04-27
Secção:  Artigo de Investigação
Ano:  2012
DOI:  10.12707/RIII1199
Facebook Twitter LinkedIn

Resumo
Este artigo apresenta os resultados de um estudo efetuado com 153 enfermeiros-chefes e enfermeiros especialistas responsáveis de serviço e teve como principal objetivo identificar as competências de inteligência emocional que estes evidenciam na gestão dos serviços hospitalares.
Partindo do modelo de Goleman (2009) e à luz da escala das Capacidades de Inteligência Emocional de Veiga Branco (2004), procedeu-se a um estudo de caráter descritivo e correlacional, através dos métodos da investigação quantitativa.
Os resultados obtidos sugerem que os enfermeiros com maior tempo de serviço e mais idade apresentam maior capacidade de inteligência emocional (no global), à exceção da empatia, assim como, os enfermeiros-chefes, face aos enfermeiros especialistas responsáveis de serviço.

Palavras-chave
inteligência emocional; enfermagem; competência
Texto integral
Total: 3 registo(s)
Artigo em PDF
Página 1 de 1


[ Detalhes da edição ]