Websites | Serviços | Webmail | Ferramentas | Área reservada

ATENÇÃO

Comunicamos que esta página da revista não se encontra atualizada.

Decorrente da transição da Revista de Enfermagem Referência para a plataforma OJS (Open Journal Systems) a submissão de artigos, desde o dia 01 de janeiro de 2023, será realizada exclusivamente através da seguinte página: https://revistas.rcaap.pt/referencia, onde poderá encontrar todas as políticas editoriais, e ainda as instruções aos autores e os respetivos templates para processo de submissão.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Título:  Expectativas dos doentes face ao internamento numa Unidade de Cuidados Paliativos
Autores:  Margarida Filipa de Carvalho Fonseca; Arménio Guardado Cruz; David Manuel Dias Neto
Orientadores: 
Recebido para publicação:  2011-09-15
Aceite para publicação:  2012-01-18
Secção:  Prémio de Investigação ESEnfC 2011 - 5º Prémio
Ano:  2012
DOI:  10.12707/RIII11102
Facebook Twitter LinkedIn

Resumo
As equipas das Unidades de Cuidados Paliativos (UCP) propõem-se atender à totalidade bio-psico-social-espiritual do doente e seus familiares, minimizando a dor e dando suporte emocional e espiritual a todos os envolvidos no processo de morte. Para desenvolver práticas de cuidados que facilitem a vivência do fim de vida é imperativo compreender as expectativas destes doentes face ao internamento numa UCP e face aos profissionais de saúde que nestas trabalham.
Este estudo, de caráter qualitativo, utilizou como referencial metodológico a Teoria Fundamentada nos Dados - Grounded Theory. Os dados foram colhidos através de entrevista semiestruturada realizada a 14 doentes internados em duas instituições. A análise dos dados teve como base uma codificação teórica, levando à identificação do tema central «Processo de Negação da Morte», representativa da interação entre os dois temas principais: Perceção da Doença e Expectativas da Pessoa internada numa UCP. O processo de transição em que estes doentes se encontram, envolve reorganização interior e tomar consciência da realidade. Contudo, assume um caráter de sobrevivência psicológica, mantendo a esperança perante a morte, negando-a. Face ao internamento numa UCP estes procuram a cura, a recuperação ou pelo menos alguma qualidade de vida.

Palavras-chave
hospitalização; cuidados paliativos; morte; esperança de vida
Texto integral
Total: 3 registo(s)
Artigo em PDF
Página 1 de 1


[ Detalhes da edição ]