Websites | Serviços | Webmail | Ferramentas | Área reservada

ATENÇÃO

Comunicamos que esta página da revista não se encontra atualizada.

Decorrente da transição da Revista de Enfermagem Referência para a plataforma OJS (Open Journal Systems) a submissão de artigos, desde o dia 01 de janeiro de 2023, será realizada exclusivamente através da seguinte página: https://revistas.rcaap.pt/referencia, onde poderá encontrar todas as políticas editoriais, e ainda as instruções aos autores e os respetivos templates para processo de submissão.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Título:  Actividade de doença e qualidade de vida em doentes com artrite reumatóide
Autores:  Cristina Isabel Antunes Duarte; Susana Catarina Oliveira Simões
Orientadores: 
Recebido para publicação:  2009-11-16
Aceite para publicação:  2010-03-09
Secção:  Prémios ESEnfC - Schering Plough 2009
Ano:  2010
Facebook Twitter LinkedIn

Resumo
O presente estudo visa analisar a relação existente entre a actividade de doença e a qualidade de vida em doentes com Artrite Reumatóide (AR), submetidos a tratamento com Infliximab.
Trata-se de um estudo descritivo-correlacional, de carácter quantitativo, numa amostra de 13 doentes, 7 do sexo masculino e 6 do sexo feminino, com maior incidência de idades entre os 50 e 60 anos. Na colheita de dados foram utilizadas duas escalas, já validadas: a disease activity score (DAS), em que o índice de actividade de doença é baseado em 28 articulações (DAS28) que inclui a contagem articular de 28 articulações dolorosas (TJC), 28 articulações edemaciadas (SJC), a velocidade de sedimentação (VHS) e, a escala de dor (VAS); e o Questionário de Avaliação de Saúde (HAQ), que avalia a capacidade funcional e o impacto da doença no quotidiano e na qualidade de vida destes doentes.
Considerando os resultados obtidos, em que as relações existentes entre as variáveis são fracas e moderadas, e dado que a amostra é muito reduzida, não se podem tirar conclusões da amostra para a população, contudo este estudo deve servir como preliminar para ser usado numa amostra mais alargada.

Palavras-chave
artrite reumatóide; actividade de doença; qualidade de vida; Infliximab
Texto integral
Total: 1 registo(s)
3.º Classificado.pdf
Página 1 de 1


[ Detalhes da edição ]