Websites | Serviços | Webmail | Ferramentas | Área reservada

ATENÇÃO

Comunicamos que esta página da revista não se encontra atualizada.

Decorrente da transição da Revista de Enfermagem Referência para a plataforma OJS (Open Journal Systems) a submissão de artigos, desde o dia 01 de janeiro de 2023, será realizada exclusivamente através da seguinte página: https://revistas.rcaap.pt/referencia, onde poderá encontrar todas as políticas editoriais, e ainda as instruções aos autores e os respetivos templates para processo de submissão.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Título:  Motivos para a procura de mestrados: estudo exploratório com enfermeiros
Autores:  Manuela Frederico-Ferreira*; Cândida Loureiro**
Orientadores: 
Recebido para publicação:  2012-05-08
Aceite para publicação:  2012-12-28
Secção:  Artigo de Investigação
Ano:  2013
DOI:  10.12707/RIII1264
Facebook Twitter LinkedIn

Resumo
Ao longo dos anos tem-se assistido a um aumento de mestrados a funcionar em Portugal. Não obstante razões pessoais e profissionais para a decisão de investir na formação, atualmente a procura de mestrados está a decrescer. Face a esta realidade importa conhecer fatores que determinam a escolha, para poder tornar a oferta mais atrativa no momento da tomada de decisão dos candidatos.
É objetivo deste estudo: identificar os motivos que influenciam a tomada de decisão dos enfermeiros na escolha do mestrado e na escolha da instituição onde será realizado.
É um estudo qualitativo exploratório, com amostra de conveniência de 39 enfermeiros a frequentar curso de mestrado em 2011-2012. A recolha de dados foi realizada por questionário com questões abertas.
Da análise de conteúdo, salientamos como razões para a escolha do curso a perspetiva de progressão na carreira e a motivação para a área do conhecimento. Na escolha da instituição evidenciamos proximidade, custos, conhecimento prévio, referência de outrem, credibilidade, qualidade do ensino e o plano curricular.
As razões para a escolha do curso são a necessidade de formação, a perspetiva de progressão na carreira e a motivação. Para a escolha da instituição, as razões são instrumentais, afetivas, institucionais e pedagógicas.

Palavras-chave
motivação; educação continuada; enfermeiros.
ALÉSSIO, S. C. ; DOMINGUES, M. J. ; SCARPIN, J. E. (2010) - Fatores determinantes na escolha por uma instituição do ensino superior do Sul do Brasil [Em linha]. [Consult. 7 mar. 2012]. Disponível em WWW: http://www.aedb.br/seget/artigos10/283_FATORES_ATRACAO_IES_SUL_BRASIL.pdf VIISEGeT Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia>.
ALVES, H. M. B. (1999) - O marketing das instituições do ensino superior: o caso da Universidade da Beira Interior. Covilhã : Universidade da Beira Interior. Departamento de Gestão e Economia. Dissertaçao de mestrado.
ARAÚJO, E. ; BENTO, S. (2008) - Mestrados em Portugal: tendências e modelos organizativos. In CONGRESSO PORTUGUÊS DE SOCIOLOGIA, 6º. Lisboa : Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. [Consult. 2 mar. 2012]. Disponível em WWW: http://www.aps.pt/vicongresso/pdfs/612.pdf>.
BARDIN, L. (2009) - Análise de conteúdo. Ed. rev. e actualiz. Lisboa : Edições 70.
CABALÍN, S. D. ; NAVARRO, H. N. (2008) - Conceptualización de los estudantes sobre el buen professor universitário en las carreras de la salud de la Universidad de La Frontera-Chile. International Journal of Morphology. Vol. 4, nº 26, p. 887-892.
CHIAVENATO, I. (1997) - Introdução à teoria da administração. 5ª ed. São Paulo : Makron Books.
CHURCHILL, G. A. (1979) - A paradigm for developing better measures of marketing constructs. Journal of Marketing Research. Vol. 16, nº 1, p. 64-73.
DOWNS, A. (1999) - Uma teoria económica da democracia. São Paulo : Edusp.
DUBOIS, B. (1998) - Compreender o consumidor. Lisboa : Publicações D. Quixote.
GABRIELLI, J. M. W. ; PELÁ, N. T. R. (2004) - O professor real e o ideal na visão de um grupo de graduados de enfermagem. Revista da Escola de Enfermagem da USP. Vol, 2, nº 38, p. 168-174.
LÓPEZ, B. G. [et al.] (2010) - Estilos docentes de los profesores universitarios. La percepción de los alumnos de los buenos profesores. Revista Iberoamericana de Educacion. Vol. 4, nº 51, p. 1-16.
MAVONDO, F. T. ; CHIMHANZI, J. ; STEWART, J. (2005) - Learning orientation and marketing orientation: relationship with innovation, human resources practices and performance. European Journal of Marketing. Vol. 39, nº 11/12, p. 1235-1263.
MUND, A. L. ; DURIEUX, F. ; TONTINI, G. (2001) - A influência do marketing na opção do aluno pela Universidade Regional de Blumenau. In ANAIS DO CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO [Em linha]. [Consult. 7 mar. 2012]. Disponível em WWW:< http://hdl.handle.net/1904/4455>.
PALÁCIO, A. B. ; MENESES, G. D. ; PÉREZ, P. J. P. (2002) - The configuration of the university image and its relationship with the satisfaction of students. Journal of Educational Administration. Vol. 4, nº 5, p. 486-505.
REBELO, H. [et al.] (2009) - Variáveis de contexto que suportam as representações de qualidade do Ensino Superior. Educação, Temas e Problemas. Nº 7, p. 45-55.
SCOTT, J. (2000) - Rational choice theory. In BROWNING, G. [et al.] - Gestão de instituições de ensino. Rio de Janeiro : Fundação Getúlio Vargas.
TACHIZAWA, T. ; ANDRADE, R. (1999) - Gestão de instituições de ensino. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getulio Vargas.
TERENZINI, P. T. ; CABERERA, A. F. ; BERNAL, E. M. (2001) - Swimming against the tide: the poor in American higher education. Washington : College Board.
VENTURA M. C. A. [et al.] (2011) - O “bom professor” – opinião dos estudantes. Revista de Enfermagem Referência. Série 3, nº 5, p. 95-102.
WATKINS, D. (2011) - Motivation and expectations of German and British nurses embarking on a maters programme. Nurse Education Today. Vol. 3, nº 1, p. 31-35.
Texto integral
Total: 3 registo(s)
Artigo em PDF
Página 1 de 1


[ Detalhes da edição ]