Websites | Serviços | Webmail | Ferramentas | Área reservada

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Título:  + Contigo na promoção da saúde mental e prevenção de comportamentos suicidários em meio escolar
Autores:  José Carlos Santos*; Maria Pedro Erse**; Rosa Simões***; Jorge Façanha****; Lúcia Marques*****
Orientadores: 
Recebido para publicação:  2013-06-18
Aceite para publicação:  2013-07-15
Secção:  Unidade de Investigação
Ano:  2013
DOI:  10.12707/RIII13121
Facebook Twitter LinkedIn

Resumo
O objetivo do presente artigo é descrever o referencial e a metodologia do +Contigo, inscrito na Unidade de Investigação de Ciências da Saúde:Enfermagem. A promoção de saúde mental e prevenção de comportamentos suicidários em meio escolar continua a ser objeto de estudo. Sabendo-se da importância da escola como palco de intervenção, escasseiam os estudos que, com robustez do ponto de vista metodológico, confirmem a eficácia de tais medidas. Os objetivos do Projecto +Contigo passam por promover a saúde mental e bem-estar e prevenir comportamentos da esfera suicidária em jovens do 3º ciclo e secundário. As intervenções incluem formação para os profissionais de saúde da área de influência da escola, formação para professores, sensibilização para os encarregados de educação, quatro momentos de intervenção em sala de aula para os alunos, Com 3 momentos de avaliação através de questionário (avaliação diagnóstica; após intervenção; seis meses após intervenção). Em cada escola será definido um grupo de controlo sem intervenção específica. Os resultados obtidos nos anos preliminares permitem-nos acreditar que o Projecto +Contigo pode trazer nova evidência sobre a prevenção e comportamentos suicidários em meio escolar, com uma intervenção em rede e com custo-efetividade.

Palavras-chave
promoção da saúde; saúde mental; prevenção; suicídio
ASELTINE, Robert [et al.] (2007) - Evaluating the SOS suicide prevention program: a replication and extension. BMC Public Health. Vol. 7, nº 161, p. 1-7.
BERTOLOTE, José ; FLEISCHMANN, Alexandra (2009) - A global perspective on the magnitude of suicide mortality. In WASSERMAN, Danuta ; WASSERMAN, Camilla - The oxford textbook of suicidology and suicide prevention: a global perspective. Oxford: Oxford University Press. p. 91-98.
BURNS, B. J. [et al.] (1995) - Children’s mental health service use across service sectors. Health Affairs. Vol. 14, nº 3, p. 147-159.
CHEUNG, Amy ; DEWA, Carolyn (2007) - Mental health service use among adolescents and young adults with major depressive disorder and suicidality. Canadian Journal of Psychiatry. Vol. 52, nº 4, p. 228-232.
DESPACHO nº 12045/06. D.R. II Série. 110 (06-06-07) 8250.
GOULD, M. (2011) – Evidence-based best practices in suicide prevention: school based suicide prevention strategies: what is the evidence? Book of abstracts. In WORLD CONGRESS OF THE INTERNATIONAL ASSOCIATION FOR SUICIDE PREVENTION, 26th. Beijing, China: International Association for Suicide Prevention.
PORTUGAL. Ministério da Saúde. Direcção Geral da Saúde. Plano Nacional para a Saúde Mental (2013) - Plano Nacional de Prevenção do Suicídio 2013/2017 [Em linha]. [Consult. 01 abr. 2013]. Disponível em WWW: http://www.portaldasaude.pt/NR/rdonlyres/BCA196AB-74F4-472B-B21E-6386D4C7A9CB/0/i018789.pdf>.
SCOTT, Michelle A. [et al.] (2009) - School-based screening to identify at-risk students not already known to school professionals: the Columbia suicide screen. American Journal of Public Health. Vol. 99, nº 2, p. 334-339.
SHAFFER, David ; GOULD, Madelyn (2000) – Suicide prevention in schools. In HAWTON, Keith ; VAN HEERINGEN, Kees - The international handbook of suicide and attempted suicide. London: John Wiley. Cap. 37, p. 645-660.
WASSERMAN, Danuta [et al.] (2010) – Saving and empowering young lives in Europe (SEYLE): a randomized controlled trial. BMC Public Health. Vol. 10, nº 192, p. 1-14.
WORLD HEALTH ORGANIZATION (2013) - World suicide prevention day [Em linha]. [Consult. 04 jun. 2013]. Disponível em WWW:
.
ZENERE, Frank ; LAZARUS, Philip J. (2009) - The sustained reduction of youth suicidal behavior in an urban multicultural school district. School Psychology Review. Vol. 38, nº 2, p. 189-199.
Texto integral
Total: 3 registo(s)
Artigo em PDF
Página 1 de 1


[ Detalhes da edição ]