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Título:  Simulação de Alta-Fidelidade no Curso de Enfermagem: ganhos percebidos pelos estudantes
Autores:  Rui Carlos Negrão Baptista*; José Carlos Amado Martins**; Maria Fátima Carneiro Ribeiro Pereira ***; Alessandra Mazzo****
Orientadores: 
Recebido para publicação:  2013-10-01
Aceite para publicação:  2014-02-11
Secção:  Artigo de Revisão
Ano:  2014
DOI:  10.12707/RIII13169

Resumo
A enfermagem está a vivenciar uma nova realidade com a inclusão de novas estratégias no seu processo de ensino/aprendizagem. Com a simulação de alta-fidelidade o estudante adquire competência num ambiente controlado e isento de riscos.
Com o objetivo de identificar a melhor evidência científica sobre os ganhos percebidos pelos estudantes de Enfermagem, em relação à prática com simuladores de alta-fidelidade, foi realizada uma pesquisa sistematizada da literatura desde dezembro de 2010 a fevereiro de 2011, com critérios de inclusão, descritores e bases de dados definidas. Foram selecionados 9 artigos de alta qualidade metodológica, publicados entre 2005 e 2011, dos quais emergiram os temas: satisfação; aprendizagem e sua motivação; realismo; autoconfiança; habilidades técnicas; reflexão sobre a ação e transferência de competências. A simulação de alta-fidelidade é valorizada pelos estudantes por aumentar a sua percepção cognitiva e psicomotora para a realidade de prática clínica que os espera e que lhes suscita muita apreensão.

Palavras-chave
simulação de paciente; ensino; estudante de enfermagem; educação em enfermagem.
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