Comunicamos que esta página da revista não se encontra atualizada.
Decorrente da transição da Revista de Enfermagem Referência para a plataforma OJS (Open Journal Systems) a submissão de artigos, desde o dia 01 de janeiro de 2023, será realizada exclusivamente através da seguinte página: https://revistas.rcaap.pt/referencia, onde poderá encontrar todas as políticas editoriais, e ainda as instruções aos autores e os respetivos templates para processo de submissão.
|
Resumo
A enfermagem está a vivenciar uma nova realidade com a inclusão de novas estratégias no seu processo de ensino/aprendizagem. Com a simulação de alta-fidelidade o estudante adquire competência num ambiente controlado e isento de riscos. Com o objetivo de identificar a melhor evidência científica sobre os ganhos percebidos pelos estudantes de Enfermagem, em relação à prática com simuladores de alta-fidelidade, foi realizada uma pesquisa sistematizada da literatura desde dezembro de 2010 a fevereiro de 2011, com critérios de inclusão, descritores e bases de dados definidas. Foram selecionados 9 artigos de alta qualidade metodológica, publicados entre 2005 e 2011, dos quais emergiram os temas: satisfação; aprendizagem e sua motivação; realismo; autoconfiança; habilidades técnicas; reflexão sobre a ação e transferência de competências. A simulação de alta-fidelidade é valorizada pelos estudantes por aumentar a sua percepção cognitiva e psicomotora para a realidade de prática clínica que os espera e que lhes suscita muita apreensão. Palavras-chave simulação de paciente; ensino; estudante de enfermagem; educação em enfermagem.
Baptista, R. C., Coutinho, V. R., & Martins, J. C. (2010a). The simulation in the teaching of paediatric emergencies in nursing students: Satisfaction of the students and results. In International Pediatric Simulation Symposium and Workshops, 3rd (p. 127). Madrid, Spain: SESAM.
Baptista, R. C., Coutinho, V. R., & Martins, J. C. (2010b). The simulation in nursing education in emergencies: Student satisfaction and impact on self-confidence. In European Conference of Nurse Educators, 8th (p. 84). Lisboa, Portugal: ESEL. Baxter, P., Akhtar-Danesh, N., Valaitis, R., Stanyon, W., & Sproul, S. (2009). Simulated experiences: Nursing students share their perspectives. Nurse Education Today, 29, (8), 859-866. Blum, C. A., Borglund, S., & Parcells, D. (2010). High-fidelity nursing simulation: Impact on student self-confidence and clinical competence. International Journal of Nursing Education Scholarship, 7 (1), 1-15. Butler, K. W., Veltre, D. E., & Brady, D. S. (2009). Implementation of active learning pedagogy comparing low-fidelity simulation versus high-fidelity simulation in pediatric nursing education. Clinical Simulation in Nursing, 5 (4), 129-136. Bye, B. J. D. (2008). Evaluation of high-fidelity simulation within a health assessment course. Towson, MD: Towson University. Retirado de https://web.uoregon.edu/ISTE/uploads/NECC2009/KEY_43193410/Bye_Evaluationo fHighFidelitySimulationBBye2008_RP.pdf. Hawkins, K., Todd, M., & Manz, J. (2008). A Unique simulation teaching method. Journal of Nursing Education, 47 (11), 524-527. Hoadley, T. A. (2009). Learning advanced cardiac life support: A comparison study of the effects of low and high-fidelity simulation. Nursing Education Perspectives, 30 (2), 91-97. Jeffries, P., Rew, S., & Cramer, J. (2002). A comparison of student centered versus traditional methods of teaching basic nursing skills in a learning laboratory. Nursing Education Perspectives, 23 (1), 14-19. Jeffries, P. R., & Rizzolo, M. A. (2006). Designing and implementing models for the innovative use of simulation to teach nursing care of ill adults and children: A national, multi-site, multi-method study. New York, NY: National League for Nursing. Retirado de http://www.nln/org/research/LaerdalReport.pdf Joanna Briggs Institute. (2011). Joanna Briggs Institute Reviewers’ Manual: 2011 edition. Adelaide, Australia: Joanna Briggs Institute. Kuznar, K. A. (2007). Associate degree nursing students’ perceptions of learning using a high-fidelity human patient simulator. Teaching and Learning in Nursing, 2 (2), 46-52. Lasater, K. (2005). The impact of high-fidelity simulation on the development of clinical judgment in nursing students: An exploratory study (Tese de Doutoramento). Portland, OR: Portland Sate University. Leigh, G.T. (2008). High-fidelity patient simulation and nursing students self-efficacy: A review of the literature. International Journal of Nursing Education Scholarship, 5 (19), 1-16. Reilly, A., & Spratt, C. (2007). The perceptions of undergraduate student nurses of high-fidelity simulation-based learning: A case report from the University of Tasmania. Nurse Education Today, 27 (69), 542-550. Sanford, P. G. (2010). The qualitative report. Simulation in Nursing Education, 15 (4), 1006-1011. Santos, C. M., Pimenta, C. A., & Nobre, M. R. (2007). A estratégia PICO para a construção da pergunta de pesquisa e busca de evidências. Revista Latino-Americana de Enfermagem, 15 (3), 508-511. Smith, S. J., & Roehrs, C. J. (2009). Hight-fidelity simulation: Factors correlated with nursing student satisfaction and self-confidence. Nursing Education Perspectives, 30 (2), 74-78. Swenty, C. F., & Eggleston, B. M. (2010). The evaluation of simulation in a baccalaureate nursing program. Clinical Simulation in Nursing, 7 (5), 181-187. Vilelas, J. (2009). Investigação: O processo de construção do conhecimento. Lisboa, Portugal: Sílabo.
|