Websites | Serviços | Webmail | Ferramentas | Área reservada

ATENÇÃO

Comunicamos que esta página da revista não se encontra atualizada.

Decorrente da transição da Revista de Enfermagem Referência para a plataforma OJS (Open Journal Systems) a submissão de artigos, desde o dia 01 de janeiro de 2023, será realizada exclusivamente através da seguinte página: https://revistas.rcaap.pt/referencia, onde poderá encontrar todas as políticas editoriais, e ainda as instruções aos autores e os respetivos templates para processo de submissão.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Título:  Documento ad usum  et beneficium Revista O Enfermeiro Português – 1929-1930 
Autores:  Manuel Alves Rodrigues*; Cristina Louçano**
Orientadores: 
Recebido para publicação:  2012-12-21
Aceite para publicação:  2013-09-19
Secção:  História e Memória
Ano:  2014
DOI:  10.12707/15000
Facebook Twitter LinkedIn

Resumo
Ad usum et beneficium tem como finalidade identificar e divulgar documentos que, pelo seu valor e significado numa época específica, representam um contributo para a história da profissão.
É nosso objetivo apresentar O Enfermeiro Português, Revista dos profissionais de enfermagem e propaganda do Gremio dos Enfermeiros de Terra e Mar do Norte de Portugal - Associação de Classe (biénio de 1929-1930). Os primeiros cinco números da Revista, publicados entre 31 de outubro de 1929 e 15 de setembro de 1930, pertenciam à coleção particular de Alberto da Silva Mourão distinta figura da Enfermagem Portuguesa, e foram oferecidos por sua filha Professora Doutora Alda Mourão.
O método de análise da obra, sem aprofundar as diferentes questões tratadas em cada Revista, que podem ser pesquisadas em função de cada assunto, integrou os seguintes componentes: legenda de dados de referência número a número; identificação de diferentes categorias de informação; síntese de algumas questões centrais que são recorrentes ao longo das principais páginas dos cinco números editados.
Os textos de opinião são diversos mas focam a tónica em preocupações comuns e persistentes no final de 1929 como seja: a situação motivacional negativa dos enfermeiros, as injustiças relativas ao reconhecimento do valor do exercício, a falta de rigor e de harmonização dos programas de formação, a crise moral e de valores, o excesso de curandeiros e outros disfarçados de enfermeiros que em nada ajudam a dignificar a classe.
Não sabemos se a Revista O Enfermeiro Português continuou a ser editada e por quanto tempo, uma vez que apenas temos acesso a este acervo particular. Quem desejar aprofundar o estudo histórico das questões à época, que percorriam a crise de valores, a desorganização da classe, a crise de liderança, as guerras de classes e grupos, e as legítimas aspirações de uma classe de elevado valor num mundo em sofrimento, poderá consultar os documentos na seção de livro antigo da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra.

Palavras-chave
história da enfermagem; organização profissional.
A Liga Portuguesa de Profilaxia Social e a sua obra: Uma entrevista que não pareceu, mas foi. (1929, Outubro 31). O Enfermeiro Português, 1(1), 1-2, 9.
A necessidade da organização profissional. (1929, Novembro 15). O Enfermeiro Português, 1(2), 1, 13.
Afonso, M. (1929, Novembro 30). O ensino profissional. O Enfermeiro Português, 1(3), 1-2.
Afonso, M. (1929, Dezembro 31). A missão do enfermeiro. O Enfermeiro Português, 1(4), 1-2.
Curandeiros?: Refutando afirmações. (1930, Setembro 15). O Enfermeiro Português, 1(5), 1-2.


[ Detalhes da edição ]